quarta-feira, 8 de junho de 2016

Manifestação Cultural

Saiba mais sobre as manifestações culturais da Região
Centro-Oeste...
Por Rosana Nunes

"Nós, brasileiros, somos um povo em ser, impedido de sê-lo. Um povo mestiço na carne e no espírito, já que aqui a mestiçagem jamais foi crime ou pecado. Nela fomos feitos e ainda continuamos nos fazendo. Essa massa de nativos viveu por séculos sem consciência de si... Assim foi até se definir como uma nova identidade étnico-nacional, a de brasileiros..." 
Darcy Ribeiro, em O Povo Brasileiro

O antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997) é autor de uma das obras importantes para se compreender a formação étnica e cultural do povo brasileiro, o ensaio histórico-antropológico O Povo Brasileiro – A formação e o sentido do Brasil, editado em 1995 e que completa 20 anos em 2015.

Manoel de Barros e Cora Coralina são exemplos de pessoas ilustres da Região Centro-Oeste que vêm nos encantando com sua poesia.

Neste trimestre continuamos em nossa viagem ao Centro do Brasil conhecendo mais sobre a cultura típica da região por meio das danças, músicas, vestimentas, barraca das brincadeiras e um pouco da culinária e retrataremos tudo isto na nossa tradicional Festa Junina de 2016.

Neste mês de junho os alunos puderam perceber que a cultura é bem diversificada em função das contribuições dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios que povoaram a região.

As danças escolhidas e adaptadas para os alunos retratarem na nossa festa junina foram:

DANÇA: CHORADO
Esta dança surgiu no período colonial/imperial, quando escravos fugitivos ou transgressores eram aprisionados e castigados pelos Senhores e seus entes queridos solicitavam seu perdão e liberdade dançando o Chorado. A coreografia tem um ponto diferente de outras danças mato-grossenses autóctones, devido ao equilíbrio das garrafas na cabeça das dançarinas, as quais cantam e dançam um tema próprio. 

DANÇA: MASCARADOS
A Festa de São João de Corumbá se destaca com uma procissão até o cais do Paraguai. A dança dos Mascarados embeleza, com seu colorido figurino. Os movimentos da dança lembram os de uma quadrilha, e os dançarinos mascarados, como no teatro grego.

DANÇA: SIRIRI
O Cururu e o Siriri são um misto de elementos africanos, europeus (Espanha e Portugal) e indígenas que ecoam a religiosidade e a brincadeira.

Em Mato Grosso, o siriri é dançado por crianças, homens e mulheres em rodas ou fileiras formadas por pares, que acompanham toadas cujos temas mudam de verso para verso e cujas composições exaltam santos, cidades, a natureza e até pessoas.

CATIRA
Dança típica do Estado de Goiás, é também conhecida como cateretê em Minas Gerais e São Paulo. Marcada por palmeados e sapateados, a dança é por tradição exclusivamente masculina, mas nota-se atualmente a presença de mulheres. E dançada coletivamente, não necessariamente por pares, o que dá liberdade de execução individual aos seus participantes. É dança rural, outrora realizada em agradecimento ao santo de devoção pela boa colheita.

A MÚSICA SERTANEJA é a principal marca de expressão musical da região Centro-Oeste e estará presente durante todo o nosso festejo. 
 
A Viola-de-Cocho é um instrumento musical encontrado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É um símbolo nas danças tradicionais da região. Recebe este nome por ser confeccionada em tronco de madeira inteiriço, esculpido no formato de uma viola e escavado na parte que corresponde à caixa de ressonância. Esse instrumento é feito da mesma maneira como se faz um cocho, objeto lavrado em um tronco maciço de árvore usado para colocar alimentos para animais na zona rural. A Viola-de-Cocho foi reconhecida como patrimônio nacional, registrada no livro dos saberes do patrimônio imaterial brasileiro.

Os alunos do 5º ano fizeram uma pesquisa sobre a história da viola, conheceram as características do instrumento e finalmente projetaram e confeccionaram a viola usando material reciclado. Foi um momento muito desafiador para o grupo pensar nos materiais necessários e usar o manejo de diferentes ferramentas .

 
 
Além dessas danças, são ainda comemoradas: Folia de Reis, Festa do Divino, Festa de São Benedito, Romarias do Divino Pai Eterno, Congada de Catalão, Nossa Senhora dos Navegantes, entre outras. 
Mas, isso, retrataremos na nossa tão esperada exposição!

Gostaríamos de compartilhar o universo da Região Centro-Oeste e, para isso, estamos preparando uma sequência de posts para o nosso BLOG com nossas descobertas!

AGUARDEM!!!

 

Acesse!



O Povo Brasileiro - Obra de Darcy Ribeiro



Um comentário: