terça-feira, 27 de maio de 2014

Apresentação

Estamos lançando mais um espaço de discussão possível de temas relacionados à nossa proposta pedagógica, ao cotidiano escolar, à interação com as famílias e aos diversos assuntos que circulam em torno deste universo tão rico e complexo.
A troca de ideias, a interação e o debate são os objetivos centrais deste blog. A participação ativa de todos que integram nossa comunidade é imensamente bem vinda.
Os textos base serão produzidos pela equipe pedagógica e serão abordados, na maioria das vezes, de forma a atingir o interesse geral e, em outros casos, relacionados a segmentos escolares ou faixas etárias específicas. Compartilhe, participe e sugira temas de seu interesse.
Para participar, ao final de cada post clique em "Comentários", escreva seu texto e clique em "Publicar". Em respeito aos demais participantes e às boas regras do debate construtivo, posts inadequados ou fora dos temas serão excluídos.
Esperamos que gostem e que as ideias e opiniões trocadas aqui engrandeçam a todos os participantes.
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As mudanças de ciclo na escola 



Os ciclos educacionais são organizados de acordo com as fases de crescimento dos alunos. 

Eles respeitam as etapas referentes à primeira infância (3 a 6 anos), à infância (7 a 9 anos), à pré-adolescência (10 e 11 anos) e à adolescência (12 a 17 anos). É importante que a orientação educacional tenha um espaço para dialogar com os pais sobre esses momentos e, assim, potencializar o amadurecimento dos alunos nas passagens da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, do 5º ano para o 6º ano e no ingresso e na saída do Ensino Médio.

Como ensinou o psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), as crianças passam por ciclos de desenvolvimento e a aprendizagem ocorre dentro desses ciclos. Cada criança, porém, tem um ritmo e uma maneira de aprender que devem ser respeitados. Mesmo divididas por séries segundo sua idade cronológica, as crianças podem ter um tempo diferente para aprender dentro de cada ciclo e, com um tempo maior disponível, todos podem atingir de forma positiva as expectativas de aprendizagem.

Na passagem da casa para a escola, a adaptação do aluno à Educação Infantil é feita de modo cuidadoso, respeitando a história e as suas características pessoais e de sua família. As atividades e o tempo dedicados à adaptação são planejados, mas também são flexibilizados considerando-se estes aspectos.

Durante a Educação Infantil o aluno vai compreendendo o que é ser aluno e como desempenhar este papel social e vai entendendo que a rotina escolar é organizada de modo a oferecer muitos momentos desafiadores de investigação, criação, cooperação e convivência. 


A passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental gera muitas expectativas nas crianças. A entrada no 1º ano traz uma série de mudanças na rotina escolar, mas procuramos fazer com que essa transição ocorra de forma tranquila. Isso não significa que o tempo das brincadeiras já passou. Elas ainda terão seu espaço, enquanto a hora de estudar ganhará mais importância. Na mochila, a boneca ou o carrinho ainda dividirão espaço com livros e cadernos, mas, pouco a pouco, o acesso à cultura vai sendo oferecido, ampliado e acompanhado, sempre levando em conta as diferenças individuais. Ao final deste ciclo, há um cuidado especial ao avaliarmos a aprendizagem dos alunos.
O ciclo escolar que se inicia com a passagem para o 6º ano do Ensino Fundamental é um outro marco divisório que traz muitos desafios aos alunos. Ainda há algum tempo para se preparar para a próxima etapa, em que terão de lidar com os sentimentos e as emoções afloradas, a preocupação com a sexualidade, as piadas e risadinhas em sala de aula e a entrada na adolescência, questões que precisarão ser enfrentadas.

Essa passagem para o 6º ano é marcada por uma série de mudanças: conquista de maior autonomia, novas disciplinas, conteúdos mais complexos e maior quantidade de livros e cadernos. A perda da professora polivalente traz um momento significativo na vida escolar. Agora serão dez professores, cada um com demandas diferentes de acordo com a especificidade de cada disciplina. Por isso, trabalhamos com os alunos, de forma gradativa, uma postura mais responsável, que envolve desde o manuseio da agenda, a organização do tempo, o comprometimento na entrega das lições de casa, os exercícios de anotações pessoais e como eleger prioridades na organização da rotina escolar.


Para promover uma adaptação tranquila, a escola propicia aos alunos do 5º ano, no segundo semestre, ritos de passagem, como: aula experimental com alguns professores do 6º ano, levantamento de dúvidas e expectativas de aprendizagem dos alunos do 5º ano, oportunidade de vivenciar outro período, reunião de apresentação com os pais e reunião de passagem de uma série para a outra.

Em termos de aprendizagem de procedimentos, a demanda maior passa a ser o enfrentamento do desenvolvimento de algumas habilidades que serão fundamentais para a vida adulta e escolar até a universidade. Caberá aos pais, nesta fase de adaptação, procurar o equilíbrio entre continuar a acompanhar a rotina escolar e, ao mesmo tempo, deixar espaço para que o filho experimente uma certa autonomia. Especialmente neste momento o apoio e a orientação dos pais são fundamentais para garantir a compreensão dos desafios que virão a seguir.


Maiores responsabilidades serão enfrentadas na passagem do Fundamental para o Ensino Médio e, deste, para a universidade. É o momento em que os alunos começam a experimentar os desafios da vida adulta, pois aumentam as cobranças e os sonhos para o futuro mudam a cada instante. O apoio da escola e da família é fundamental para nortear escolhas e mostrar as possíveis consequências destas, tanto na vida escolar quanto na vida pessoal.