quarta-feira, 26 de agosto de 2015

CAMBRIDGE ENGLISH EXAMS

MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA - UM DOS SEGREDOS DO SUCESSO
 DA APRENDIZAGEM DE INGLÊS

Cecilia Levart Zocca – Profª de Inglês do Ensino Médio


      Independentemente do tempo em que nós professores de inglês estamos atuando em sala de aula ou ministrando aulas particulares, estamos sempre estudando e revendo as várias teorias de aprendizagem, participando de congressos, palestras, encontros de professores, fóruns e sempre estamos tentando mudar, aperfeiçoar, aplicar o que vimos, ouvimos ou discutimos. O mundo moderno nos proporciona oportunidades de acesso rápido à informação, às novidades e à interação com outros profissionais enquanto alimenta nossa busca incessante de aprimoramento. Porém, nem todos os profissionais encaram seu dia a dia profissional dessa forma entusiasmada e estimulante. Nem todos vibram e se sentem instigados a se reciclarem constantemente. A muitos falta “motivação”. Mas, o que nos motiva em nosso trabalho?  E quanto aos nossos alunos? O que os motiva a estudar? Por que dentro de uma mesma empresa tem-se funcionários envolvidos em seu trabalho e outros tão desmotivados? Por que uns estudam tanto e outros tão pouco ou quase nada dentro de uma mesma escola e até mesmo dentro de uma mesma sala de aula? 
Dentro da psicologia e do mundo empresarial temos várias teorias que tentam definir e explicar o conceito de motivação, mas todas elas apresentam um ponto em comum: a motivação é uma resposta a estímulos externos e internos. É um consenso entender que os recursos positivos do lugar em que estamos nos estimulam, nos animam e nos impulsionam. Fácil imaginarmos que um ambiente agradável e natural produz um efeito bastante positivo em cada um de nós, enquanto que um ambiente desagradável e coercitivo pode nos trazer sensações de desânimo e tédio. Mas não podemos esquecer que a motivação também é intrínseca, ou seja, também se origina dentro de cada um de nós. Ela está intimamente atrelada aos novos objetivos pessoais, ao sentido que damos às coisas em nossas vidas, à nossa escala pessoal de valores. E é este referencial, particular e individual, que dará realmente sentido à maneira pela qual cada um de nós opera sua motivação. Embora tenham origens diferentes e apresentem fatores distintos, os motivos externos e internos que fazem parte da realidade de cada um de nós atuam em conjunto e se complementam para atingirmos a conquista de nossas metas. 
Nossos alunos do 3º ano do Ensino Médio se mostraram extremamente motivados com a grande novidade que apresentamos no curso de Inglês deste ano. Em parceria com a University of Cambridge, o Colégio Hugo Sarmento ofereceu a oportunidade de todos se submeterem a exames para obtenção de certificados internacionais. Com esta parceria, nossos alunos realizaram essas provas sem custo adicional – o preço desses exames varia de R$ 400,00 a R$ 600,00 se realizados fora desta escola –  e obtiveram um dos certificados de inglês mais valiosos, aceito em milhares de empresas e instituições de ensino no mundo e que pode ser usado para que concorram a bolsas de intercâmbio do programa Ciências sem Fronteira.
Após uma prova classificatória, em que definimos o grau de conhecimento e o tipo de exame que cada um estaria apto a realizar, trabalhamos com os alunos os testes que foram oferecidos para estudo e treino com informações e vídeos da web. Fizemos apresentações sobre a importância deste exame para a continuação de seus estudos e para o futuro profissional de cada um. Com toda a motivação externa ativada pela escola, nossa turma de 3º ano compareceu quase que totalmente (com somente duas abstenções) no dia da realização dos exames.
Uma equipe do Cambridge English veio até nossa escola para aplicação dos exames que constam de: produção escrita, conversação, leitura e compreensão de textos e compreensão auditiva. Estes exames são enviados e corrigidos na Inglaterra, com total isenção. Confira nossos resultados:


CPE refere-se a um certificado destinado àqueles que desejam um certificado da língua inglesa em nível o mais avançado possível. É o exame mais complexo oferecido pela a comissão de exames ESOL da Universidade de Cambridge, e exige o domínio da língua em nível similar ao de um falante nativo. O perfil do candidato do teste é de professores de inglês e aqueles profissionais que desejam exercer atividades laborais e acadêmicas. É um certificado permanente e não necessita ser renovado.


O FCE é destinado aos estudantes cujo domínio de inglês é avançado em várias áreas distintas, incluindo negócios e estudo. Alunos que possuam um vocabulário vasto, capacidade de construir um argumento e usar adequadamente diferentes estilos de comunicação para diferentes situações. Os estudantes também necessitam entender as diferentes situações de interação social, normas cultas e graus de formalidade.


O KET é definido no Nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR). Atingir este nível mostra que o aluno é capaz de compreender e usar frases e expressões básicas, apresentar-se e responder perguntas básicas sobre informações pessoais, interagir com falantes de inglês que falem devagar e com clareza, escrever anotações curtas e simples.

     Com a divulgação dos resultados, fizemos uma pesquisa e constatamos que os alunos que estudam há mais tempo no Hugo Sarmento apresentaram melhores resultados nos exames. Na análise, em que cruzamos os dados da performance dos alunos e os anos dedicados a cursos de inglês extracurriculares, constatamos também que não é possível afirmar que exista uma relação entre o tempo de estudo de Inglês em cursos fora da escola e o desempenho de nossos alunos nos exames. O resultado desmistifica o conceito tão arraigado de que só se aprende inglês fora do colégio. 

Laura Condini, Mateus de Andrade e Thomas Destro obtiveram as melhores notas dentre os alunos que prestaram o Cambridge English no Hugo Sarmento. Os três estão em nossa escola há 12 anos, desde a 1ª série do Fundamental.

      Tomando como base pesquisas, estudos, e minha experiência como professora de inglês, constato a cada dia que a motivação intrínseca é fundamental para a aprendizagem e o desempenho do aluno. A prova disso foi o desempenho de nossa turma de 3º ano que mostrou dedicação e comprometimento na realização das tarefas de estudos, no desenvolvimento das competências para a aprendizagem de inglês, na enorme curiosidade e busca por mais informações sobre vários assuntos e pela fascinação diante do novo; pelo desejo de crescer sempre.