quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O afeto e o livro

por Lia Granado, professora do 5º ano

Começo de ano letivo, alunos novos, vínculos afetivos a serem construídos e estreitados. Vínculos estes que são de vital importância para que o aprendizado aconteça de maneira significativa e prazerosa. Vínculos que são essenciais no dia a dia, nas pequenezas da sala de aula e na formação dos alunos enquanto pessoas que farão a diferença.
Acreditamos que um dos momentos para que estes vínculos sejam estreitados em sala de aula é o momento da leitura mediada pelo professor. É neste momento que o professor e o aluno embarcam juntos em uma aventura, mediada por um objeto mágico – um livro! As emoções, os sentimentos, as preferências ficam transparentes neste momento e, neste compartilhamento, vamos nos conhecendo e criando laços.
Por isto, este objeto mágico precisa ser muito bem escolhido. Primeiro o professor precisa gostar do que está lendo – só assim poderá despertar o interesse do aluno e criar este clima delicioso em sala de aula. Em nossas reuniões de planejamento, antes do início do ano, discutimos qual seria o nosso primeiro livro de leitura mediada.

Cada professora relatou o motivo de sua escolha:

A VIDA DO ELEFANTE BASÍLIO - Erico Verissímo, Editora Cia das Letrinhas

“Este livro conta a história de um elefante, desde o seu nascimento, e de suas aventuras. O livro é cheio de emoções e mexe com o imaginário das crianças. Gosto muito do livro, pois os alunos tendem a se colocar no lugar do personagem e, junto com ele, vive suas alegrias, tristezas e lembranças. Esta é uma habilidade do grande Érico Veríssimo, por isto lemos toda a coleção.”
Gaby, professora do 2º ano



”A primeira leitura do 3º ano é um clássico da nossa literatura:  Monteiro Lobato em “Caçadas de Pedrinho”. Os alunos curtem muito as aventuras de Pedrinho! Antigamente as crianças brincavam na rua, nos sítios e este livro retrata muito bem este tipo de infância. Os alunos estão tão fascinados que estão realizando algumas brincadeiras do livro no morro da escola ”

Débora, professora do 3º ano:


   CAÇADAS DE PEDRINHO
    Monteiro Lobato 
 Editora Globo

 A BRUXA DO ARMÁRIO DE LIMPEZA E OUTROS CONTOS Pierre Gripari
Editora Martins Fontes


“Este livro eu conheci no ano passado, quando o li para meus alunos e eles “amaram de paixão”. Os contos são divertidos e cheios de suspense. Faço sempre uma parada estratégica, no meio da leitura, que deixa os alunos muito curiosos e querendo saber o que vai acontecer. Estes momentos são bem importantes para criarmos vínculos, pois nos divertimos muito juntos e comentamos muito sobre os contos. Isso nos aproxima bastante.”

Isa, professora do 4º ano




“Sou apaixonada pelo Brasil e acabei escolhendo este livro, pois queria compartilhar com meus alunos um pouco das nossas histórias, do nosso rico patrimônio cultural. Além disso, este livro tem muitas histórias interessantes e intrigantes, que despertam a curiosidade dos alunos desta faixa etária. Quando estou lendo, posso observar seus olhos atentos, sorrisos, expressões de medo, enfim, estes momentos tão deliciosos para todos!”

Lia, professora do 5º ano



VIAGEM PELO BRASIL EM 52 HISTÓRIAS, Silvana Salerno
Editora Cia. das Letras

A leitura compartilhada é mesmo um momento destinado ao contato com a literatura, em que o aluno avança em sua competência leitora para enfrentar obras e autores diversos... mas essa conversa ficará para um próximo post!

E por falar nessa magia a que os livros nos remetem, não podemos esquecer que neste ano haverá a 4ª LIVROMANIA, um momento muito especial para a nossa comunidade escolar. Teremos encontros com escritores e ilustradores, diversas oficinas, atividades e livros selecionados.

Será no dia 25 de abril!  SAVE THE DATE!