Começo de ano letivo, alunos novos, vínculos afetivos a serem construídos e estreitados. Vínculos estes que são de vital importância para que o aprendizado aconteça de maneira significativa e prazerosa. Vínculos que são essenciais no dia a dia, nas pequenezas da sala de aula e na formação dos alunos enquanto pessoas que farão a diferença.
Acreditamos que um dos momentos para que estes vínculos sejam estreitados em sala de aula é o momento da leitura mediada pelo professor. É neste momento que o professor e o aluno embarcam juntos em uma aventura, mediada por um objeto mágico – um livro! As emoções, os sentimentos, as preferências ficam transparentes neste momento e, neste compartilhamento, vamos nos conhecendo e criando laços.
Por isto, este objeto mágico precisa ser muito bem escolhido. Primeiro o professor precisa gostar do que está lendo – só assim poderá despertar o interesse do aluno e criar este clima delicioso em sala de aula. Em nossas reuniões de planejamento, antes do início do ano, discutimos qual seria o nosso primeiro livro de leitura mediada.
Cada professora relatou o motivo de sua escolha:
”A primeira leitura do 3º ano é um clássico da nossa literatura: Monteiro Lobato em “Caçadas de Pedrinho”. Os alunos curtem muito as aventuras de Pedrinho! Antigamente as crianças brincavam na rua, nos sítios e este livro retrata muito bem este tipo de infância. Os alunos estão tão fascinados que estão realizando algumas brincadeiras do livro no morro da escola ”
|
CAÇADAS DE PEDRINHO
Monteiro Lobato Editora Globo |
A BRUXA DO ARMÁRIO DE LIMPEZA E OUTROS CONTOS Pierre Gripari
Editora Martins Fontes | “Este livro eu conheci no ano passado, quando o li para meus alunos e eles “amaram de paixão”. Os contos são divertidos e cheios de suspense. Faço sempre uma parada estratégica, no meio da leitura, que deixa os alunos muito curiosos e querendo saber o que vai acontecer. Estes momentos são bem importantes para criarmos vínculos, pois nos divertimos muito juntos e comentamos muito sobre os contos. Isso nos aproxima bastante.” Isa, professora do 4º ano |
“Sou apaixonada pelo Brasil e acabei escolhendo este livro, pois queria compartilhar com meus alunos um pouco das nossas histórias, do nosso rico patrimônio cultural. Além disso, este livro tem muitas histórias interessantes e intrigantes, que despertam a curiosidade dos alunos desta faixa etária. Quando estou lendo, posso observar seus olhos atentos, sorrisos, expressões de medo, enfim, estes momentos tão deliciosos para todos!”
Lia, professora do 5º ano |
VIAGEM PELO BRASIL EM 52 HISTÓRIAS, Silvana Salerno
Editora Cia. das Letras |
A leitura compartilhada é mesmo um momento destinado ao contato com a literatura, em que o aluno avança em sua competência leitora para enfrentar obras e autores diversos... mas essa conversa ficará para um próximo post!
E por falar nessa magia a que os livros nos remetem, não podemos esquecer que neste ano haverá a 4ª LIVROMANIA, um momento muito especial para a nossa comunidade escolar. Teremos encontros com escritores e ilustradores, diversas oficinas, atividades e livros selecionados.
Será no dia 25 de abril! SAVE THE DATE!