quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Sobre as Reuniões de Pais

Durante todo o ano realizamos reuniões de pais com propósitos e formatos variados.

Comunicar nossas intenções e valores educacionais e estabelecer um relacionamento de parceria e confiança são nossas metas principais. A ideia é a de que a escola seja um espaço de reflexão, troca e convívio também para os pais de nossos alunos.  

 

Durante o ano, muitos instrumentos são utilizados por nós para informar os pais sobre o trabalho pedagógico e o aproveitamento do aluno, como as circulares, os relatórios, as entrevistas, mas é na reunião de pais que conseguimos transmitir a paixão e o empenho de toda a equipe pelo que acontece no dia a dia da escola.
Quando selecionamos os temas a serem apresentados, consideramos vários aspectos: o perfil do grupo, as habilidades do professor, as necessidades da faixa etária, temas que surgem como interesse ou necessidade de informação, além de compartilhar metodologias atuais e conteúdos trabalhados.


As estratégias utilizadas também são parte de nossa preocupação: além dos PowerPoints organizados com as informações e recheados com fotos e filmes, muitas vezes fazemos rodas de discussão, palestras com especialistas, análise conjunta das produções dos alunos, rodas de livros para os pais que desejam pensar e aprender sobre temas relacionados à educação das crianças.

A partir do 6º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, além das reuniões gerais de apresentação, um tipo de reunião que traz enormes possibilidades de trabalho para a equipe da escola e as famílias são pequenos encontros diretos com os professores de cada disciplina, quando cada profissional, individualmente, expõe a sua visão sobre cada aluno, ouve os pais e, sempre que necessário, combina estratégias específicas de atuação.


Estamos sempre preocupados em ouvir a comunidade e, para isto, usamos vários recursos como as conversas nas entrevistas, pesquisas de opinião, questionários e principalmente buscamos, no interesse e na participação, interpretar os indícios de satisfação. Todos são instrumentos valiosos para que possamos sempre aprimorar o nosso trabalho.

Acabamos de realizar uma série de reuniões que trataram dos assuntos relacionados ao 2º  trimestre e anteciparam nossas intenções de trabalho até o final do ano.
A participação dos pais nestes encontros foi excelente e a presença foi de quase 100%. 

Gostaríamos de agradecer e aproveitar para abrir, mais uma vez, a possibilidade de avaliar. Envie para nós a sua opinião, pois estamos muito interessadas em recebê-la.

Theodora Maria Mendes de Almeida (Tica) – tica@hugosarmento.com.br

Patrícia Vasconcellos  – patricia@hugosarmento.com.br

Valéria Galego – valeria@hugosarmento.com.br

Maria Angélica D. M. Almeida (Gely) – angelica@hugosarmento.com.br