quarta-feira, 18 de março de 2015

Olhar curioso, espírito investigativo e aquela vontade de desvendar todos os mistérios do mundo!

Por Gaby Vignati

É com empolgação e muita vontade que os alunos do 2º ano esperam pelo início das atividades no laboratório da escola. Eles já trazem em si uma forma natural de encarar o mundo e os seus “por quês” são a expressão da sede de conhecimento que têm para desvendar tudo aquilo que os cerca.


Desde o momento de colocar o jaleco, até a entrada no laboratório, os alunos já vão se preparando e encarando tudo com muita seriedade. Afinal, atuar como um cientista requer uma nova postura para olhar, manusear, se locomover, perguntar, trocar com o colega. Para eles, as qualidades mais importantes de um bom cientista é ser curioso, cuidadoso, atento, persistente e criativo. Nas aulas, pesquisamos e discutimos, a partir da leitura de alguns textos, a atuação e a importância dos cientistas.

Mas o que há no laboratório? Vimos as vidrarias e descobrimos o nome das mais usadas: béquer, proveta, funil, pinça, tubo de ensaio, lâmina e lamínula, entre tantos outros dos quais, facilmente, guardaram os nomes! A vontade é a de mexer, usar, aprender! E assim, começamos nossos trabalhos explorando os materiais para falarmos sobre volume, observarmos o acervo de animais, dando início ao manuseio do microscópio e das lupas, enriquecendo os estudos da sala de aula. Tudo no ambiente do laboratório desperta o interesse e os olhares curiosos, como aconteceu com o acervo de animais. A expressão facial refletia o grau de encantamento! Para os alunos, a sensação é a de descobrir um universo novo, cheio de possibilidades.

“Uau, olha o tamanho dessa aranha!”
“Gaby, que bicho é esse?”
“Que líquido é esse dentro do vidro?”
“Olha, dá pra ver o ferrão!.”

Para essa iniciação científica é necessário experimentar aspectos primordiais das áreas que envolvem as Ciências Naturais e seus temas transversais: saúde, meio ambiente e cidadania. A metodologia usada é a de levantamento de hipóteses, busca por informações, experimentação e comprovação, conclusões.

E essa empolgação só tende a crescer!  Pois este é só o início de todo um trabalho de Ciências na escola. Acreditamos que crianças curiosas, motivadas e querendo aprender, só podem contribuir positivamente para o melhor dos futuros! Eles serão os futuros cientistas!

     Conhecer!
     Observar!
     Experimentar!
     Ser curioso!
      Levantar hipóteses!
      Registrar!