quarta-feira, 26 de abril de 2017

Mais do que medalhas

 Por Regina Côrte

Números, equações, aritmética, álgebra, geometria. Poucos são os que gostam de estudar esses conteúdos na escola. Por conta exatamente disso, a Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras, realizada anualmente desde 1989 (O Brasil participa desde 2010), com provas a partir do 4º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, tem o objetivo de ajudar os professores a estimular o interesse de seus alunos pela disciplina. São aproximadamente 30 países participantes e quase 250 mil alunos inscritos.

Em troca, os participantes têm a chance de receber medalhas e menções honrosas. Só isto? Não.

Mais do que prêmios, as Olimpíadas proporcionam aos estudantes e professores novas descobertas, ideias, técnicas e conhecimentos. Haja vista que a decoreba não costuma fazer parte desse processo; quem usa a criatividade costuma se sair melhor, já que a competição estimula a imaginação e a formalização de situações do cotidiano, a cooperação entre os grupos, o raciocínio crítico, criativo e independente do aluno.

A proposta vem desmistificar a ideia de a Matemática ser uma matéria difícil, colocada há muito tempo na mente da maioria das pessoas. São desafios aos alunos, trabalhados de forma lúdica e prazerosa (e não podemos negar que estes geralmente são divertidos) na construção do conhecimento, focando na sua aplicação ao trilhar por um caminho que ele mesmo tenta construir, onde faz inferências, levanta hipóteses e tira suas conclusões de maneira independente, socializando resoluções, interagindo com outros colegas e, assim, estimulando o espírito de equipe.


 

O trabalho em equipe é o grande foco dessa proposta, pois os alunos têm a oportunidade de definir a atuação coletivamente, por meio de diálogo, descobrindo qual a melhor contribuição que cada um pode oferecer. Além disso, garante a integração e a responsabilidade mútua, sendo que todos precisam estar dispostos para a tomada de decisões. 

É o segundo ano que os alunos são convidados a participar deste evento, que acontece anualmente. Neste ano contamos novamente com o envolvimento e a participação dos alunos, desde o 5º ano até o Ensino Médio. Durante os meses de março e abril, fizemos várias atividades similares (provas de anos anteriores disponibilizadas no site), como forma de conhecer o estilo da prova e acreditamos que isso tenha mostrado a cada um deles que a participação de quem não é considerado “excelente” em Matemática, também é possível. 


Durante a aplicação das provas foi muito bacana assistir a dedicação e a empolgação das equipes com os problemas e as tentativas de solução por diversas formas diferentes, seja usando simplesmente a lógica, lembrando-se de situações vividas em sala, tentando aplicar fórmulas aprendidas e até dividir as tarefas quando consideraram necessário. 

Para nós, o grande objetivo, ao proporcionar a participação de nossos alunos neste evento, foi estimular o conhecimento e a paixão pela Matemática, pelo raciocínio matemático e suas aplicações, pelo empenho em trabalhar em equipe e compartilhar saberes.

Os resultados serão divulgados até 19 de junho de 2017!