terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Uma leitora e suas memórias

por Lia Granado, professora do 5º ano do Fundamental I

Começamos o ano pensando nas leituras que os alunos farão. 2017 é ano de LIVROMANIA, evento bienal de nossa escola com que pretendemos promover, em um dia especial e de uma forma prazerosa, a relação dos alunos e seus familiares com os livros e a literatura.

Com meus alunos do 5º ano, na nossa primeira Roda de Biblioteca, arrumei as almofadas, os livros que os alunos trouxeram de suas coleções favoritas e comecei a lembrar da minha própria trajetória enquanto leitora. Este é um dos objetivos da Livromania   fazer com que nossos alunos e suas famílias resgatem as suas memórias de leitores ou até de escritores, quem sabe


Durante o nosso planejamento, decidi contar aos alunos a minha experiência; desta maneira eu poderia ser um modelo no momento em que eles fossem contar a deles. Mas, não é só isso, pois já foi mais que provado que no momento da aprendizagem, se a parte do cérebro ligada à afetividade é acionada, o aprendizado acontece de maneira muito mais potente. Como sou apaixonada por livros, resolvi compartilhar esta minha mania! Foi por tudo isso que comecei a primeira roda do ano com três exemplares de José Saramago em mãos.


Contei que ele era um dos meus autores favoritos e que seus livros eram difíceis de ler, mas que valia muito à pena. Saramago diz que não sabe contar história para os pequenos, pois ele gosta de palavras difíceis, mas que ele iria tentar... Li para o grupo A maior flor do mundo e O silêncio da água, ambos do nosso rebuscado escritor português. O terceiro exemplar, Ensaio sobre a cegueira, em minhas mãos, era só para adultos, como eles mesmos definiram pelo tamanho, complexidade e a sua característica pontuação ou ausência dela.  

Num certo momento em que conversávamos sobre nossas preferências literárias, uma aluna me perguntou: “Qual era o meu autor "mais preferido" de todos?”. Que difícil de responder! Vasculhei minha mente, fiquei com pena de deixar tantos de fora ao escolher apenas um, mas prometi que na próxima roda eu iria trazer o meu livro “mais preferido de todos”. Ele se chama Cem anos de solidão, e é de um escritor colombiano, Gabriel Garcia Marquez. Talvez ele seja meu preferido, não no momento, mas pensando na minha vida toda, sim. Que tarefa difícil essa de eleger um só! 

Cada um escolheu um ou dois livros da coleção que mais lhe agradava, tiramos na sorte os mais disputados, fizemos a nossa lista de reservas para a próxima semana e, ao final, desejei a todos que um dia eles tenham a curiosidade de ler um livro de José Saramago, porque ele é MARAVILHOSO!!! 


Espero que no futuro, ao se depararem com os livros dos meus autores favoritos, (que aos poucos vou contando para eles quais são) eles se lembrem de maneira afetuosa destes momentos das nossas tardes, deem uma chance e que leiam, mas leiam muito durante suas vidas! 
A LIVROMANIA SERÁ NO DIA 1º de abril, SAVE THE DATE!