quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Biblioteca, um espaço renovado, de encantamento para todos

por Theodora Maria Mendes de Almeida - Tica

No ano passado, iniciamos uma grande revisão no acervo da biblioteca da nossa escola. Podem imaginar que uma escola que completa 53 anos neste ano acumulou uma quantidade enorme de livros. Muitos foram sendo comprados especialmente para a biblioteca, outros foram herdados, outros ainda doados por pessoas da comunidade escolar, outros tantos trazidos pelas editoras e escritores amigos. Enciclopédias (Barsa, Britânica, Mirador), coleções repetidas de autores diversos (Conan Doyle, Érico Veríssimo, Monteiro Lobato, etc.), além de volumes duplicados de mesmo título, eram alguns dos exageros. 

Chegamos, assim, a mais de 10.000 volumes, o que se tornou um problema não só de espaço, mas também uma dificuldade grande de aproveitar tudo isto efetivamente. Afinal, quantidade não é sinônimo de maior qualidade.

Durante seis meses fomos revendo o acervo e separando livros para crianças da Educação Infantil, livros relacionados aos temas dos projetos, livros para fruição, livros clássicos que são referência na literatura mundial, livros obrigatórios para os alunos do Ensino Médio que são objeto de estudo para o ENEM e os vestibulares.

Para a formação dos professores, temos ainda uma quantidade enorme de livros sobre Educação, Psicologia, Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Ciências que estarão à disposição deles na sala dos professores.

No acervo de Arte, temos muitos livros incríveis, que estarão disponíveis para os alunos e professores, no Atelier.


Então começamos a fazer a retirada de livros que já não seriam interessantes por razões diversas. Para isto, contamos com a preciosa ajuda da especialista em Biblioteca Escolar, Fernanda Perez, que fez as primeiras retiradas cuidadosas, levando em consideração a qualidade dos livros, mas também a necessidade de preservar exemplares raros e outros da memória afetiva.


Um dos exemplares mais antigos encontrados por ela foi uma edição de 1909 do livro Histórias sem data de Machado de Assis. Com isto, tivemos a ideia de fazer um projeto que envolveria a todos os alunos da escola, estudando a biografia do autor e explorando todos os seus livros maravilhosos. Começamos já em 2018, um trabalho de encantamento dos professores pelo autor, visitando a exposição dos livros de Machado organizada na Biblioteca da USP e promovendo a leitura de férias com o acervo disponível na escola.


Em 2019, a Livromania - nosso evento bienal de literatura - terá também momentos dedicados à obra deste autor.

Participamos também de um evento sobre a História das Bibliotecas, que recuperou as mudanças no tempo na função deste espaço que foi, aos poucos, se modificando. Se antes era um local para armazenar e cuidar dos livros, hoje entendemos que este é um lugar que visa a democratização do acesso à informação e cultura, um direito de todos.

Buscamos, então, um novo espaço dentro da escola, que foi reformado para receber a nova biblioteca. Contamos com a ajuda de professores e funcionários para selecionar e organizar os livros de forma que ficassem bastante acessíveis aos alunos de todas as idades e também aos adultos que desejarem usufruir do acervo.


Ficamos, agora, com mais de 5000 livros. Um acervo super selecionado e que será muito utilizado. Os livros separados terão vários destinos. Alguns (350) viajarão para o Japão e farão parte de uma biblioteca montada para crianças brasileiras que moram lá, com a ajuda da autora Susana Ventura. Outros tantos serão doados para o projeto Piracaia na Leitura que distribui os livros em casinhas de madeira pela cidade, e outros ainda farão parte da troca de livros na Livromania. Temos ainda o desejo de organizar mais campanhas de doação organizadas pelos nossos alunos durante este ano.

Iniciamos o ano e os alunos e professores adoraram as novidades. O uso da biblioteca como espaço coletivo de prazer e aprendizagem será bastante estimulado durante o ano, ampliando, assim, o repertório de memórias literárias de nossos alunos.



A biblioteca leva o nome da minha mãe - Patrícia Helena Mendes de Almeida -, fundadora da escola e a maior leitora que já conheci. Ela amava os livros e adorava compartilhá-los com todos. Herdei este amor pelos livros e creio que temos conseguido aproveitar e manter esta herança, compartilhando com todos agora de uma forma bem organizada e em um local agradável.