terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Olhar para trás para seguir em frente

 Theodora M. Mendes de Almeida - Diretora Pedagógica


Para começar a preparar o ano de comemorações – 50 anos - mergulhei primeiro nos registros fotográficos. E isto significa mergulhar de novo na história da minha família, na história das nossas escolas, nas histórias de tantas pessoas. As fotos têm a qualidade de contar estas histórias, são como narrativas do que foi vivido.

Como trazer novamente a história do começo de tudo para os professores novos sem ser repetitiva para as pessoas que já acompanham esta trajetória há tantos anos?

Foi mesmo a partir de um painel de fotos da família que procurei resgatar os princípios e os valores que estiverem presentes desde o início. 

Patrícia, minha mãe e fundadora da escola, com seu avô Hugo Sarmento

Resgatei também cartas trocadas entre eles no século passado, quando o professor Hugo Sarmento já trazia seu envolvimento com a Educação do país e também com o acompanhamento dos estudos de sua neta Patrícia.

São João da Boa Vista, 24 de novembro de 1945

...

Quanto ao que decidiram sobre os estudos de Patrícia, cá estou às ordens da neta para orientá-la nos preparatórios de admissão ao 1ºano secundário. Com mais um treino nos próximos dois meses, provavelmente passará. Mas... o estudo não é só para passar em exames, muitas vezes falhos (e quase sempre é assim) e, por isso, inexpressivos; - o estudo deve destinar-se a ministrar-lhe as bases necessárias para aprender as disciplinas do 1ºano com mais facilidade. E o melhor medo de evitar a grande e invencível confusão que a petizada experimenta logo ao transpor o limiar de um terreno completamente estranho e todo eriçado de tropeços. Para mim, será, portanto, um esplêndido motivo para questionar com a neta.
                                                                                                Hugo Sarmento

As fotos do começo de tudo na casa da minha avó, depois na casa onde começou o Bola de Neve até a compra do terreno para a construção do Colégio trazem para todos as memórias dos lugares do que já foi vivido e experimentado.

Terreno antes da construção do Colégio

Mas são as fotos das pessoas e os depoimentos afetivos de todos que traduzem o valor de uma ideia inicial que se concretiza na relação entre as pessoas tão diferentes e que se tornam tão especiais.

 

Todos que estão aqui agora, comemorando conosco os 50 anos dedicados a arte de educar, levarão consigo este passado, ainda que não o tenham vivido. E agora todos trazem suas contribuições e experiências e ajudam a seguir com esta história.

E, vamos olhar para a frente, para o futuro dos jovens alunos, que certamente precisam aprender a se encantar com a vida numa escola que acolhe e ensina para o mundo, amparados pelo amor de quem educa, como numa família.


Que seja um feliz 2016 para todos!