quarta-feira, 29 de abril de 2015

A prática da leitura nas aulas de Inglês

Professora Andrea Baranski

Ler está totalmente relacionado à vida do estudante, pois é uma das habilidades indispensáveis para adquirir conhecimentos, organizar pensamentos, ampliar o vocabulário. Não significa, entretanto, que a leitura se faz apenas ao se decodificar símbolos, mas sim, ao se interpretar e compreender o que se lê, pois é por meio da leitura que podemos entender o mundo à nossa volta. 

A leitura é um processo interativo, que engloba o conhecimento linguístico e conhecimentos textuais. O conhecimento linguístico corresponde ao vocabulário, às regras da língua e o seu uso, e o conhecimento textual é a experiência que cada leitor possui em relação ao que será lido, ou seja, é um conhecimento prévio relacionado à experiência de cada indivíduo.

Ler é realmente fascinante, é desvendar segredos, é estimular pensamentos, é transformar ideias, por isso, não se deve esquecer que a leitura não é uma prática neutra, pois entre o leitor e o texto estão envolvidas questões culturais, políticas, históricas e sociais. Como toda leitura é uma construção de sentidos, as crianças procuram construir sentido para o mundo que as rodeia, e, assim, passam a perceber relações de afeto, manifestar preferências e rejeições. Assim, antes de se tornar leitor de palavras, a criança já vivenciou diversas leituras de mundo. 

O ato de ler, mesmo com toda a tecnologia colocada ao alcance do ser humano hoje, é uma prática indispensável em qualquer meio e constitui um dos fatores essenciais para aquisição do conhecimento. Usar diferentes métodos para ensinar a ler faz com que os alunos tenham mais interesse na leitura, internalizem o conhecimento no decorrer do curso, se sintam mais estimulados e entusiasmados a aprender.

Desta forma, a preocupação com a leitura não se restringe somente aos professores de português, mas a todos, de todas as áreas, devendo se voltar para a construção de futuros leitores competentes, trabalhando de modo interdisciplinar as áreas do conhecimento, estimulando o aluno a ser sujeito do seu próprio aprendizado.

Nosso Colégio estimula a leitura de livros de qualidade em diferentes situações de aprendizagem na escola e, é claro, esperamos que este interesse e gosto pela leitura sejam um alicerce para a vida do aluno em todas as demais situações, dentro e fora da escola.

Mas, e para ler textos em inglês?

É importante mostrar ao aluno que não é necessário saber a tradução de todas as palavras, ou mesmo saber tudo em inglês, para poder compreender os textos.

Neste ano, solicitamos aos alunos do Fundamenta1 a leitura de livros paradidáticos em inglês selecionados para ampliar suas experiências de leitura em outra língua. 

Para o 2º e o 3º ano, selecionamos textos já conhecidos em português, o que ajudará a não ter que desvendar a narrativa, mas tentar buscar o significado das palavras dentro do contexto.

                          2º ano                                              3º ano
 

Para o 4º ano, o texto tem uma estrutura semelhante aos textos informativos que já conhecem bastante e o apoio das imagens e legendas colaboram para a compreensão. Para o 5º ano, o contexto da cidade de Nova York estimula a curiosidade e o interesse para desvendar a leitura e a relacionar o que os alunos já sabem aos novos conhecimentos.

                               4º ano                                        5º ano
  

Pensamos em algumas estratégias que auxiliarão na leitura:

•  O aluno aprenderá que na Língua Inglesa há palavras que se parecem com as do português, podendo ou não ter o mesmo sentido nas duas línguas (cognatos e falsos cognatos);

•  O aluno desenvolverá a compreensão de que a organização de um texto é parte integrante de seu significado;

•  Desenvolverá habilidades de leitura referentes ao uso da inferência, ao praticar a combinação de conhecimentos prévios acerca de determinado assunto com pistas encontradas no texto, para chegar a conclusões lógicas;

•  Conhecerá e utilizará a estratégia de leitura “skimming”, que consiste em extrair o sentido geral de um texto em Língua Inglesa e “scanning”, que consiste em extrair informações específicas.

Além destes livros, nossos alunos levaram para casa uma lista com diversos livros apropriados para sua faixa etária e disponíveis nas livrarias.

Boa leitura a todos! Enjoy it!