quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O ENEM no Hugo Sarmento

Por Elio Molisani Ferreira Santos

Outubro é o mês em que todos os olhos estão voltados para o ENEM. 

Na mídia, quando se fala em Educação, o tema recorrente é o ENEM e, com certeza, você já teve a oportunidade de participar de discussões, por vezes até acaloradas, sobre a importância dessa avaliação.

Aqui no Hugo, toda a equipe de professores do Ensino Médio está constantemente atenta às exigências do exame e às mudanças que esta prova tem sofrido ao longo dos anos.

 

Apesar de o assunto aparecer na mídia principalmente em outubro, é importante entender que a preparação para o exame não se faz somente nesse mês ou, tampouco, apenas na 3ª série do Ensino Médio. Os bons resultados no ENEM estão atrelados à aprendizagem do estudante ao longo de todo o ciclo básico, que se inicia no Ensino Fundamental I e até na Educação Infantil, e se intensifica ou se conclui no Ensino Médio.

Este exame, que é aplicado simultaneamente em todo o território nacional, foi criado em 1998 e, inicialmente, era utilizado para avaliar a qualidade do Ensino Médio das escolas públicas e privadas como um todo. Servia para avaliar as políticas para o segmento a partir de um conjunto de habilidades e competências que um aluno deveria ter ao final do curso.   
Atualmente, porém, é utilizado como critério de seleção por cerca de 500 universidades que usam o resultado do exame para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular. Serve, também, para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Serve até mesmo para o ingresso em algumas universidades portuguesas.

Isso causou uma mudança significativa no formato do exame, que passou de uma prova avaliativa para uma prova classificatória, sendo possível perceber uma cobrança maior de conteúdos específicos de determinadas áreas do conhecimento.

Nas três séries do Ensino Médio, aqui no Hugo, todos os professores abordam constantemente assuntos relacionados ao ENEM, discutem e solucionam questões específicas e cobram em suas avaliações assuntos similares. O material adotado pela escola contempla em todos os módulos os conteúdos exigidos e traz para o cotidiano dos alunos os desafios que vão enfrentar.  


Além disso, em cada trimestre é realizado um simulado com características semelhantes ao ENEM, dando a oportunidade para que o estudante se familiarize com o exame, o tempo de realização das questões e as regras da prova que ocorrerá ao final do Ensino Médio.

Em especial, quando se aproxima a data do exame, os professores se reúnem para uma aula conjunta, o  “AULÃO DO ENEM”. Neste dia os professores debatem e resolvem junto com os alunos diversas questões, possibilitando uma visão interdisciplinar do exame. Neste ano, os estudantes da 2ª e 3ª séries tiveram a oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre o ENEM em dois encontros que ocorreram nos dias 9 e 12 de setembro.

No Colégio Hugo Sarmento, todos os estudantes têm a igual possibilidade de prestar o ENEM e a excelência que buscamos a cada ano é refletida não apenas pela nota obtida no exame, mas também na aprovação de nossos estudantes em diversos concursos vestibulares.