quarta-feira, 13 de maio de 2015

Meu caderno de desenho: um espaço de liberdade

Por Tânia Vasone

O caderno de desenho... Este é um dos meus assuntos preferidos. Primeiro, porque sempre adorei desenhar, pois é como consigo me expressar com mais facilidade. Depois, porque o desenho das crianças é encantador, suas ideias, seus ínfimos detalhes, suas cores e, principalmente, o contraponto entre a complexidade e a simplicidade.

A escola sempre teve uma grande preocupação com a linguagem do desenho mas, antes, este era feito em folhas arquivadas em pastas.  A ideia do caderno, a partir do 2º ano, veio para dar maior importância à produção das crianças, ao desenho autoral, à criação sem temas ou técnicas, como os artistas que estudamos, que tinham um caderno de desenho para registros e experimentações de suas obras, como Leonardo Da Vinci, Frida Kahlo e Leonilson, entre tantos outros.

 

Este caderno tem um formato diferenciado, em um tamanho que permite que os alunos possam levá-lo para registrar suas ideias, pensamentos, gostos, formas e emoções.


Temos um horário na semana no qual eles se dedicam ao caderno, em classe, quando compartilham ideias e, muitas vezes, criam desenhos coletivos.


No 3º ano, a professora Débora relatou: “Essa turma adora fazer desenhos coletivos! Normalmente fazem em duplas e os desenhos "se completam" no caderno de cada um. Desta vez, após apresentar o jogo dos astecas e ter conversado um pouco sobre o local onde essa civilização morava, eles me perguntaram se era parecido com a floresta amazônica. Eu disse que era um local com muita vegetação, com espécies diferentes de plantas. Logo em seguida, era o horário do caderno de desenho. O desenho começou com um trio (Pedro, Miguel e Olívia), em seguida as outras crianças se interessaram pelo "desenho super coletivo". Eles se organizaram, pois a floresta tinha que ter muitas árvores, mas não podia ser tudo igual! E, assim, construíram a "floresta"!  Adorei o resultado! Mas adorei ainda mais o processo de criação!

Os alunos podem ainda levar o caderno para casa e fazer um desenho especial, bem caprichado com mais tempo. No retorno, sempre fazem questão de me mostrar, orgulhosos do resultado estético. 

Ao longo do ano, acompanhamos a produção nos cadernos e pontuamos com os alunos as melhores soluções e conversamos sobre os temas e as preferências – estes são momentos de muita troca e aprendizado. Vemos aparecer no caderno as novas técnicas que aprenderam, temas de projetos e assuntos que os encantam em livros ou filmes. Nosso intuito é que eles mantenham por mais tempo este desejo de criar, que registrem suas experiências estéticas e experimentações em arte.

Este caderno é um espaço de liberdade, onde a criança pode registrar, sem interferências, o que desejar. Um lugar para sonhar: ser o personagem favorito, lembrar de um lugar feliz, uma viagem, uma praia, representar seu “melhor” amigo, jogar, inventar monstros e heróis, lutar e ganhar a batalha, enfim, um lugar muito especial para cada um.