quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Do-in nas aulas de Yoga

Por Claudia Cosceli

Neste ano, inspirados pelo tema da China, estamos trabalhando com os alunos do fundamental I, nas aulas de Yoga aqui no Colégio Hugo Sarmento, a técnica chinesa de automassagem chamada Do-in

O uso dessa técnica estimula os mesmos meridianos estipulados pela Acupuntura, distribuídos por todo o corpo. A ideia de trabalhar com os alunos se deve ao fato de o organismo infantil ser mais receptivo e sensível à massagem energética, exibindo pontos e áreas reflexológicas inexistentes nos adultos.

Durante as aulas, os alunos são orientados a perceber mais as manifestações de desconforto do corpo como alteração do sono, dores que surgem em dias mais frios e aprender a prevenir e amenizar. 

O Do-in não tem nenhuma contraindicação, podendo ser feito em qualquer período da vida da criança. No entanto, como o organismo infantil é mais sensível e receptivo à massagem, o cuidado com o toque deve ser observado. Os alunos já estão usando essas técnicas em casa e nos relataram que a têm aproveitado bastante. 

Para praticar o Do-in

O Do-in não só é uma automassagem, como também é diagnose e rápida cura do corpo praticada por aqueles que desejam operar grandes transformações dentro de si, e para aqueles que desejam aprimorar suas funções orgânicas e, em especial, aos que despendem muito talento ou energias em suas atividades.

Dessa maneira, o Do-in cria e mantém a saúde, a harmonia, a vitalidade, a paz e a felicidade por dentro e por fora. Quem conhece e pratica o Do-in elimina todas as doenças antes mesmo que elas se iniciem. As atividades físicas e mentais são produzidas por vibrações que se originam fora do nosso corpo.

As séries de fricções, leves “pancadas” e suaves massagens demonstradas neste método prático ultrapassam os simples exercícios físicos. 

Quando um órgão funciona mal, os pontos ao longo dos meridianos correspondentes a esse órgão ficam doloridos e enrijecidos, antes mesmo que o próprio órgão se manifeste. Normalmente um ponto de pressão é dolorido ou sensível ao tato, ou dói espontaneamente quando a energia é excessiva. A massagem do Do-in libera e acalma essa energia, quando congestionada, ou ativa-a no caso de deficiência.

É necessário apenas manipular os pontos indicados sem se preocupar com a natureza do problema, uma vez que o meridiano saturado suprirá o insuficiente, eliminando bloqueios e fazendo a energia vital fluir livremente através do organismo.
Para que essas práticas possam ser realizadas em casa, mostramos aqui um caminho para que isso se realize:

1   Saudação ao Sol

 
 

2  Os pontos de pressão mais importantes estão localizados em volta do pulso. A massagem nessa região beneficia todos os meridianos que passam pelo braço: pulmões, intestinos grosso e delgado, triplo aquecedor (sistema linfático) e coração.


3  Dobre cada dedo e estale-o em duas juntas diferentes; isso permitirá que a energia vital se acumule nas juntas e jorre mais vigorosamente assim que a pressão cesse.


4  Esse ponto (intestino grosso) localizado na região carnosa entre o polegar e o indicador não deve doer quando pressionado. Se no seu check-up diário o encontrar sensível, é indicação de que o cólon está debilitado. Para curá-lo, massageie esse ponto profundamente até que a carne se torne flexível.


5  A massagem do meridiano do coração é importantíssima para o tratamento desse órgão. Pressione, na palma da mão, logo abaixo da articulação do dedinho de ambas as mãos.


6  Belisque ou aperte os lados da unha do dedo mindinho – isso beneficia o coração e transfere a energia “Ki” para o meridiano vizinho (intestino delgado) com maior rapidez. Para salvar a vida de uma pessoa que estiver sofrendo um ataque do coração, aperte esse ponto fortemente nas batidas normais do órgão. Trate as duas mãos simultaneamente.


7  Logo abaixo dos olhos começa o meridiano do estômago e, em cada lado superior do nariz, o da vesícula biliar. Pelo centro do nariz passa o meridiano do sistema nervoso. Para estimulá-los, massageie as maçãs do rosto e os lados do nariz com uma fricção enérgica.


8  Com a ponta dos indicadores, pressione os lados do nariz em toda a sua extensão. Esse exercício alivia a congestão nasal e expele o excesso de líquido naquela região.


9  A carótida alimenta a glândula tireoide localizada na base do pescoço. Pressione leve e rapidamente cada lado do esôfago, em toda a sua extensão, de cima para baixo, para estimular a produção de hormônios e obter uma pele saudável e aveludada.


10  Puxe grandes punhados de cabelo repetida e vigorosamente, o que não deverá causar dor e, sim, estimular os meridianos da bexiga e da vesícula biliar. Recomenda-se o exercício para o caso de ressaca ou indigestão.


11  Sente na posição de “lótus” do Yoga, segure os dedos dos pés com as mãos e projete o corpo para trás e para frente, imitando o movimento de uma cadeira de balanço. Esse exercício estimula o meridiano da bexiga.

 

12  Os meridianos do sistema nervoso, da bexiga e da vesícula biliar estão situados ao longo das costas e dos quadris. Com os dedos fechados, martele toda essa região.


13  Penetre os dedos profundamente por baixo da caixa torácica, estimulando o fígado à direita e o baço à esquerda. Se tiver dificuldade ou se isso ocasionar dores, é sintoma de inchação do fígado, provocada por excesso alimentar ou de bebidas alcoólicas.


14  O osso do calcanhar influencia a regeneração das células ósseas. Bater os calcanhares ritmicamente no chão, em movimentos de bicicleta, ocasiona choques estimuladores.


15  Rins, bexiga e glândulas sexuais são estimulados beliscando-se fortemente o tendão calcâneo. Se ocasionar dores, é indicação de mau funcionamento daqueles órgãos. Para acalmar qualquer dor aguda no corpo, massageie o tornozelo externo.


16  A massagem nas plantas e dedos dos pés é importantíssima dada a quantidade e variedade de pontos encontrados.


17  Um ponto importante para o tratamento do fígado está localizado na parte superior do pé, pouco antes da junção dos dois dedos internos.


18  Dobre cada dedo do pé para trás, fazendo-o chegar o máximo possível da parte superior do pé. Essa é outra forma de ativar os meridianos do fígado, do estômago, da bexiga, do baço e da vesícula biliar.


Divirta-se com o seu filho e aproveite esse momento para estreitar ainda mais os laços de amor!

Referência do livro: