quinta-feira, 11 de julho de 2019

E, com vocês, o Intervalo Musical! Protagonismo dos nossos alunos.

por Siça Arruda - Orientadora Educacional

Estamos vivendo em meio a muitas reflexões sobre a Educação e o modelo convencional  de educar.
A BNCC - Base Nacional Comum Curricular sugere que a Educação Básica brasileira venha contribuir, refletir e orientar no real sentido a preparação das novas gerações para que  construam uma sociedade melhor. Assim, a formação deve visar o desenvolvimento integral dos alunos, para que sejam cidadãos atuantes em valores ligados a ética, democracia , responsabilidade, inclusão, sustentabilidade  e solidariedade.
No nosso âmbito escolar, onde o Projeto Pedagógico já é consolidado na Educação Humanista, acreditamos na promoção do desenvolvimento de crianças e jovens em todas as suas dimensões: cognitiva, física, emocional, social e cultural. Esse direcionamento implica que, além dos aspectos pedagógicos, oferecemos práticas pedagógicas que favoreçam  a amplitude da  capacidade dos alunos em lidar com suas emoções, autoconhecimento, bem estar e relacionamentos interpessoais, criatividade, exercício da cidadania e experiências culturais.
O foco é não somente na transmissão de conteúdos, mas também na construção de relações entre os conhecimentos, desenvolvimento de competências e no protagonismo e engajamento dos alunos.
Para entender melhor esses conceitos: competência é a soma dos saberes adquiridos, habilidade é a capacidade de aplicação desses saberes na vida cotidiana e atitude seria o desejo para usar os conhecimentos e habilidades e, por último, mas não menos importante, vem os valores, que são a aptidão para utilizar os conhecimentos, habilidades com base em princípios universais.
A escola propicia o espaço coletivo onde os alunos, em sua rotina, aprendem sobre si mesmos, convivendo com um outro. Com certeza são experiências significativas que vão além dos conteúdos programáticos. A Base reforça que os alunos sejam protagonistas de seus próprios aprendizados, tendo cada vez mais a participação nos processos de aprendizagem. 
E o que é protagonismo? A palavra protagonismo vem de “protos”, que em latim significa principal, o primeiro, e de “agonistes”, que quer dizer lutador. Podemos definir, a partir desse significado, como a capacidade de enxergar-se como alguém autônomo, ativo e comprometido socialmente em atividades que vão além dos seus interesses individuais, expressando iniciativa e autoconfiança. O aluno protagonista sabe que pode buscar aprender e encontra as diferentes estratégias dessa apropriação, não apenas individualmente, mas agindo de forma  participativa e cooperativa no ambiente escolar.
Com essa convicção de abordagem educacional, é que o momento do Intervalo Musical vem sendo oferecido há muitos anos aqui no nosso colégio, bem antes das indicações da BNCC. Assim como outras atividades, é um espaço dedicado ao protagonismo dos alunos ligados à liderança, respeito, empatia, responsabilidade comunitária, capacidade de tomar decisões, criação, exercício da cidadania e estímulo ao projeto de vida com planejamento do estudante para o futuro.
A preparação do Intervalo Musical é tarefa dada aos alunos do 9º ano. São eles que incentivam a participação dos demais. Como é um intervalo especial que acontece uma vez por mês, sempre na última sexta-feira, tem uma duração mais estendida e conta com a participação e encontro de alunos do 6º ano à 3ª série do Ensino Médio.
A turma do ano passado tinha muita facilidade em lidar com a tecnologia e mixagens de músicas, além da criatividade de apresentação. Chegaram a montar, em um intervalo, uma Rádio, pesquisaram sobre várias atividades e projetos trabalhados desenvolvidos nas diferentes séries e foram contando ao vivo as atividades da escola, depois faziam as propagandas intercaladas com as músicas escolhidas antecipadamente. Ao final do ano, fizeram um microfone em tamanho gigante e passaram para a turma do 8º ano, como forma de convite à responsabilidade. Foi uma surpresa para todos!
Embora receba o nome de Musical, vale ressaltar que são valorizadas as diferentes linguagens e expressões artísticas e culturais e todos que querem podem  participar. É realmente um momento de encontro, alegria, descontração e cultura.
Cada grupo responsável por preparar esse intervalo tem suas características e formas de organizá-lo. O repertório é cuidadosamente selecionado. Nesse palco já tivemos vários talentos como cantores (individual ou grupo), dançarinos, leitores (seja de texto autoral ou de autor escolhido), apresentações com instrumentos, atividades em espanhol e inglês, recital de poemas, entre outros.
 
 
 
Neste ano, a turma encarou com vontade o desafio, prometendo desde o início que seriam intervalos inesquecíveis. O desejo de trazer novidades também trouxe uma necessidade maior de organização e integração. Elaboraram um quadro que ficou afixado no mural da sala com as datas mensais já escolhidas para as apresentações. Fizeram as divisões por funções que podem ter rodízios, favorecendo a participação de todos os integrantes da turma pelas suas preferências e habilidades, como também propiciar a experiência de se descobrir numa função nunca antes vivenciada.
Existem os grupos: do SOM, encarregados da instalação do microfone, caixas, baixar músicas, telão e palco; da DECORAÇÃO, fazem o cenário de acordo com o tema; da DIVULGAÇÃO, passam por todas as salas para falar sobre o tema e estimular a participação dos outros alunos, fazer a inscrição, seleção e acompanhamento dos ensaios dos alunos das outras séries; dos APRESENTADORES, são os que apresentam o intervalo propriamente dito; dos ORGANIZADORES, fazem a organização do script escrito para os apresentadores com as falas e contextualização do tema; de APOIO, que estimula a platéia na hora do intervalo, auxilia na resolução de eventuais problemas no momento da apresentação e a desmontagem do palco e decoração… Essas funções e grupos são escolhidos por eles mesmos de acordo com a necessidade.
  
  
Além disso,essa mesma turma do 9º ano resolveu incrementar a atividade com Intervalos Musicais Temáticos. Este ano já foram realizados com os temas do “Carnaval”, “Mulheres”, “Brega”, “América Latina”, “Sertanejo” (Festa Junina e Dia dos Namorados) e o próximo, em agosto, já tem nome escolhido: "As músicas que marcaram a história” (diferentes gêneros).

Normalmente alguns alunos participam e se sentem à vontade em repetir a experiência; a ideia é que outros alunos possam aproveitar esse espaço. É um momento muito gostoso de interação e, embora tenham idades diferentes, existe um clima de respeito, admiração e envolvimento pelo outro. A plateia é sempre respeitosa e incentivadora, todos se acomodam para apreciar e aplaudir. 


Embora seja um momento de protagonismo dos alunos, a participação dos professores traz uma aproximação afetiva que eles adoram. Ficam realizados ao verem, por exemplo, o professor de história cantando, o de matemática tocando violão junto com a professora de português do outro segmento, outros tocando pandeiro ou caracterizados. Os professores são a referência e também o encorajamento para que outros alunos se arrisquem. 
 
 
       
E esse é mais um momento em que a escola propicia a interação de todos. Desta forma, há o protagonismo e o incentivo ao relacionamento de mais proximidade entre jovens e adultos, em que o adulto deixa de ser um mero  transmissor  de conhecimentos para ser um parceiro, um colaborador, um incentivador e um modelo. Assim, o aluno se apropria do conhecimento e da experiência em si, com referências positivas, com um olhar coletivo e plural.