quinta-feira, 11 de outubro de 2018

BIBLIOTECA CIRCULANTE: PARA CONHECER E AMAR AUTORES ESPECIAIS

Por Paula Loyola, Vivian Gouvea e Carla Cherubini


Nas salas de Educação Infantil e 1º ano, as rodas de biblioteca acontecem semanalmente. A proposta tem como objetivo desenvolver a ampliação do repertório literário e de vocabulário das crianças, além de proporcionar muito prazer com as histórias lidas em casa e depois compartilhadas com o grupo de amigos. 

Para os Grupos 3 e 5, neste último trimestre foram selecionadas obras do autor e ilustrador Stephen Michael King, pelo encantamento que provocam em seus leitores, com seu traço e escrita peculiares, e por tratar de temas delicados, atuais e comuns com tanta sutileza, sempre deixando uma mensagem bonita.


Apresentamos um pouco da biografia do autor, contando sobre como a perda de audição, que sofreu aos 9 anos de idade, o levou a ver nos livros um meio de expressar o seu amor pela filosofia e pela vida. Saber detalhes sobre a vida do autor aproxima os leitores de suas obras.

Para escolher um livro selecionado para a Biblioteca Circulante, observamos que a ilustração contida na capa é sempre a primeira leitura, a de imagens, e que influencia a escolha das crianças. A curiosidade em explorar o conteúdo do exemplar é imensa, e procuramos orientá-los a compartilhar a experiência em casa com a sua família, pela importância dessa relação no processo. A família é o principal exemplo para as crianças, portanto, se praticam e incentivam a leitura, a criança valorizará a prática para si. Além disso, o aconchego familiar, nesse momento, cria um elo afetivo singular com a leitura e com a literatura.  

Várias estratégias de abordagem foram planejadas para quando as crianças retornassem de casa com a obra escolhida. Procuramos elaborar perguntas que as levassem a refletir a respeito da narrativa e que pudessem ser relembradas recorrendo às imagens e que as auxiliasse a relacioná-las com alguns personagens ou elementos que o autor sempre trazia nas obras, identificando, assim, as características de seu trabalho. Enquanto uma das crianças constrói e apresenta o seu relato, as outras ficam atentas, assimilando e interpretando as ideias do colega e, às vezes, contribuem com comentários que demonstram o quanto se identificam, tanto com os momentos de leitura em casa quanto com algumas percepções sobre a atuação ou intenção dos personagens.

Essas rodas possibilitaram às crianças compartilhar experiências leitoras, confrontar interpretações, além de ampliar o repertório de histórias conhecidas pelo grupo. Na hora de falar sobre o que acharam das narrativas, vamos conversando: “De qual personagem mais gostou?”; “Qual parte da história foi mais significativa?”; “Por que você escolheu essa história?”. Essas questões ajudaram as crianças a refletir sobre o que ouviram, adotando uma postura mais reflexiva em relação aos temas dos livros, além de poderem indicar a história preferida aos seus colegas.

No 1º ano, a autora escolhida foi Eva Furnari, que traz uma linguagem única, lúdica, recheada de senso de humor, que logo conquistou toda a turma. 

Dividida entre dois mundos, um do dia a dia e o outro mundo do imaginário, ela inventa personagens  carismáticos, engraçados e ligeiramente melancólicos. Figuras como o coelho poeta Felpo Filva, o inventor acidental Lolo Barnabé e a bruxinha Zuzu, o tempo inteiro surpresa com os estranhos poderes da sua varinha mágica, são alguns dos personagens que encantaram as crianças, provocando risos, e despertando ainda mais a imaginação e a fantasia, tão inerentes ao universo infantil.

Iniciamos essa proposta com uma roda de conversa apresentando sua biografia, por meio de um interessante vídeo para que as crianças conhecessem o percurso e as características peculiares de sua escrita e de seus personagens. Destacamos um estilo que se tornou marcante na obra da autora: desenho e texto que se conversam e se complementam, recheados de humor inteligente e único.  Eva Furnari conseguiu, através de suas obras, unir o humor genuíno ao humor estético.

Nosso primeiro contato com suas obras foi o livro “Trucks” , que chamou a atenção do grupo que logo se encantou com a  Bruxinha, personagem principal do livro; através de suas trapalhadas, provocou risos, despertando o interesse e o olhar, fosse para as tirinhas, sem texto mas com narrativa,  bem como para os personagens da história.


O objetivo dessa proposta foi criar condições para que as crianças desenvolvessem um olhar atento, observassem detalhes da história e ampliassem o repertório cultural, dessa vez conhecendo de perto as características de uma renomada autora da literatura infanto-juvenil. Durante nossas rodas de conversa, evidenciamos a importância de nos atentarmos a todos os detalhes, desde a relação do título com o enredo da história, bem como as ilustrações, estilo, cores e traços da autora, para que as crianças  desenvolvessem um olhar mais amplo sobre a obra, estabelecendo, assim, suas relações, nesse momento rico de aprendizagem.


As questões como: Quais as características da autora que você identificou nesse livro? Durante a leitura, essa história despertou algum sentimento em você? O título do livro lhe diz alguma coisa sobre a história? E a ilustração?, foram previamente elaboradas com intencionalidade. Assim, cada aluno teve seu momento para pensar, refletir sobre a questão abordada e compartilhar na roda suas experiências.

Logo perceberam as conexões, identificando as características da autora nos livros, fosse pelo inusitado, fosse pelos trocadilhos, rimas, adivinhas e jogo de palavras. Nossas rodas foram divertidas e repletas de aprendizado, e esperamos que continuem com esse valioso hábito de ler, que a leitura seja sempre prazerosa e se torne presente na vida de todos os alunos.

A roda de leitura é uma ferramenta muito importante no processo de aprendizagem e no campo social, por favorecer o contato com a cultura e com a prática da leitura, que amplia a compreensão de valores da sociedade para, assim, se constituir como sujeito, tendo a literatura como parte para a experimentação do mundo.