quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

E está chegando um novo ciclo: a passagem do Fund I para o Fund II

Por Lia Granado

“Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras, planta roseiras e faz doces. Recomeça”
Cora Coralina

Inicio este texto com um trecho de um poema de Cora, poetisa tão cara para o meu 5°ano, um poema que fala sobre o caminhar da vida. Podia ter começado com uma citação de algum importante pedagogo, mas não, prefiro Cora e suas coralices.

Semana passada os alunos do 5° participaram de uma vivência. Todos foram convidados a vir de manhã para conhecer o funcionamento do novo ciclo, o Ensino Fundamental II. Foram recebidos carinhosamente pela Siça (tutora do 6° ano) e pelos alunos do 6° ano.

Começamos com uma dinâmica para quebrar o gelo, mas, antes de começar, voltaremos ao dia anterior. A ansiedade era tanta que os alunos só falavam disso, foi difícil envolvê-los em qualquer outro assunto! Queriam saber tudo e, principalmente, viver a experiência. Tinham muitas perguntas, ansiedades e alguns medos também.

Bem, fizemos a dinâmica e aos poucos os alunos foram se integrando. Compartilharam a árdua tarefa para uns de acordar cedo e, principalmente, de dormir cedo. Conversamos sobre a importância de acostumar o nosso ritmo biológico aos novos horários.

O professor Ronaldo, de Educação Física, propôs aos alunos do 5° e do 6° anos atividades de integração, jogos cooperativos e de competição. A alegria deles estava estampada em seus rostos! O medo aos poucos foi indo embora. Nada como o esporte e o brincar para unir e aproximar as pessoas.



Depois, os alunos do 6° ano, que haviam preparado uma apresentação, responderam às perguntas realizadas anteriormente pelo 5° ano. Deram dicas de quais seriam as maiores dificuldades e como poderiam remover essas “pedras” mais facilmente.


A professora Adriana, de Geografia, deu uma aula em que contou como começou sua paixão por esta área do conhecimento e de como seria a separação das Ciências Sociais em duas áreas: História e Geografia. Os alunos ficaram encantados e não queriam que ela fosse embora.


Para finalizar, discutimos sobre o que é ser um grupo e como as mudanças individuais e coletivas, quando acontecem, repercutem no grupo. Como não poderíamos deixar a Arte de lado... Os alunos receberam telas e, com elas, montamos uma telona. Cada um poderia desenhar o que quisesse, mas o seu desenho precisava se conectar com o desenho dos que estavam à sua volta. Pintaremos a tela esta semana e no primeiro dia do 6° ano cada aluno trará sua tela e a telona será montada novamente. 

A manhã foi bastante especial para cada um; percebemos que aquela ansiedade e aquele medo que eles estavam sentindo foi ao pouco se dissipando. Esta era a nossa intenção, que, de maneira carinhosa e gostosa cada um pudesse ir removendo as pedras e plantando suas roseiras.

Depoimentos dos alunos do 6º ano, após receberem os alunos do 5º ano:

Achei legal mostrar para os alunos do 5°ano o que aconteceu com a gente e como podem ser melhores. Conseguimos mostrar para eles como ter uma postura de 6º ano e como podem se organizar no começo de cada aula. No 1º trimestre fui muito desorganizada e até o 5°ano me considerava organizada. No início pode ser um pouco difícil para se adaptar, meus pais me deram dicas, mas eu achei o meu próprio jeito de me organizar.

Ah! No começo a gente se sente mais constrangido porque no 5°ano somos os maiores e no 6º ano somos os menores.

Marina Dogo de Resende Conzo


Achei muito legal saber que a gente sabe uma coisa a mais e pode contribuir para que eles se deem bem no ano que vem. Também já os conhecíamos durante os anos anteriores e isso facilitou a integração.

Maria Eduarda Lázaro Pinheiro de Lima

Foi uma experiência diferente explicar aos alunos o que vivemos, pois não tinha muito contato com eles. Tive uma sensação diferente, uma mistura de animação e curiosidade ao mesmo tempo.

Victor Takatu

Eu achei bem legal, gostei de conversar com eles, de cooperar em algumas aulas. Consegui ver a personalidade e os gostos de cada um. Tive uma experiência que nunca passei antes.
Eduardo Domingues Destro

Achei normal, porque já conhecia a maioria deles, muitos deles já eram meus amigos. Eu sinto que ajudei o 5°ano a se acostumar com a aula de manhã.

Lorenzo Passarelli Junqueira


Ano que vem sabemos que eles sentirão algumas dificuldades, e que, para muitos, se organizarem com vários professores será um desafio. Não ser mais o mais velho, e sim o mais novo do segmento, será impactante. Eles terão que se recriar, mas a vida é assim, um eterno recriar-se! Esperamos que essa vivência contribua para este novo momento da vida de cada um. Aos meus queridos alunos, um bom recomeço, bem doce como os de Cora!!! 

Já estou com saudades!