quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A Construção da Cidadania

A sala de aula é o lugar do heterogêneo, onde cada aluno vem de uma família diferente, com valores diferentes. Essa diversidade pode ser assustadora ou enriquecedora, dependendo da sua escolha.  Nós, do Hugo, escolhemos sempre a segunda opção, pois acreditamos que a sala de aula é um espaço privilegiado para a construção da democracia e da cidadania.

Esta escolha vem carregada de responsabilidade, estudo e muito trabalho. Trabalhamos de forma gradativa, desde a educação infantil, o respeito às regras da sala, os combinados do grupo e, a partir Fundamental 1, a realização das assembleias de classe para abordar diversas questões.

Logo no início de 2014, o 5º ano começou a realizar assembleias semanais, com o intuito de discutir assuntos propostos pelos alunos e chegar a resoluções, por meio de muita reflexão. Os assuntos discutidos foram os mais variados: convívio, recreio, postura dos alunos, resolução de conflitos, respeito às diferenças e preconceito.
As assembleias são bastante desafiadoras, pois, para participar, os alunos precisam aprender a ouvir, esperar a sua vez, respeitar os colegas, argumentar e assumir responsabilidades diante das decisões coletivas. 

“A assembleia pode destacar-se como um espaço propício para trabalhar capacidades como: colocar-se no lugar do outro e imaginar como deve se sentir, expressar as próprias opiniões de maneira respeitosa e compará-las com as de colegas, entender quais situações são problemáticas e comprometer-se com sua melhora e argumentar com lógica para defender uma posição pessoal(...) Trabalha também, em relação à formação de atitudes, os valores de solidariedade, igualdade, respeito às diferenças, amizade, confiança e responsabilidade”.  Josep Maria Puig Rovira, professor de Pedagogia da Universidade de Barcelona.

Este conjunto de capacidades destacadas por Puig são essenciais para que se possa exercer a cidadania. Começamos nos combinados,  nas conversas, nas assembleias, e acreditamos que, no futuro, este trabalho possa contribuir para uma sociedade melhor.

Continuando este projeto, iniciado pelas assembleias, aproveitamos as eleições deste ano, que por si só já atraem a atenção dos alunos, para discutir outras questões relacionadas à política, ética e cidadania.

Para que possam pesquisar, discutir, refletir e debater sobre estes temas, os alunos precisavam ter vivenciado as assembleias e desenvolvido um pouco das capacidades destacadas por Puig.

Logo que propusemos o tema Eleições, o grupo mostrou-se muito empolgado e, a cada discussão, pesquisa, leitura, percebemos o envolvimento, a participação e o encantamento de todos. Este encantamento nos surpreendeu, talvez pelo atual desencantamento com a política.

Construir uma cultura democrática não é uma tarefa fácil, mas possível! Para tanto, os alunos precisam vivenciar experiências democráticas em sua sala de aula, conhecer como funciona o nosso país, qual o papel de cada um, debater e refletir sobre nossos problemas. Afinal, a tão famigerada “política” é muito nossa e não deve ser deixada nas mãos de poucos.

O olhar crítico sobre o mundo que os cerca, seja no universo mais restrito da escola, seja para a sociedade como um todo, vai ficando mais aguçado com o desenvolvimento da adolescência e a passagem para a vida adulta. Ficam mais evidentes nesta fase as dificuldades do exercício da individualidade sem ferir o coletivo e os outros indivíduos do grupo.

As discussões em classe sobre os problemas que dizem respeito ao cotidiano do grupo são frequentes e estimuladas pelos professores tutores do Fundamental 2.

No Ensino Médio, as grandes questões políticas, nacionais e globais, são tratadas na disciplina Atualidades e Política que busca, a partir das notícias e eventos atuais, um constante debate de ideias  sobre os temas de exercício da cidadania, da atuação de cada um e do papel das nações como seres políticos.

Para saber mais...

Para as crianças:




Para os pais:

http://apps.tre-ro.jus.br/eleitordofuturo/eleicoes2012/TRE-RO-PEF-2012-explicando-politica-as-criancas.pdf Texto de Rubem Alves – Explicando política às crianças

http://educarparacrescer.abril.com.br/indicadores/testes/voce-conhece-bem-o-seu-candidato.shtml

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/como-filho-cidadao-781841.shtml?utm_source=redesabril_educar&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_educar

http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/trabalho-grupo-futuro-778280.shtml?utm_source=redesabril_educar&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_educar