quarta-feira, 26 de novembro de 2014

O Ensino de Física no Colégio Hugo Sarmento

O curso de Física do Colégio Hugo Sarmento preza pelo desenvolvimento das mais diversas competências e habilidades por meio de uma proposta pedagógica que apresenta uma Física curiosa, investigativa e atraente para os estudantes. 

Conceitos, leis e fórmulas, tão fundamentais para o curso de física, estão sempre vinculados ao seu uso cotidiano, privilegiando o conhecimento aprofundado dos significados físicos em vez de simples memorizações.

Procurando desenvolver nos estudantes uma postura autônoma, crítica, criativa e ética e com a finalidade de atender ao máximo às necessidades individuais de cada um, as aulas são sempre dialogadas e adotam metodologias variadas. Aulas teóricas, práticas, saídas pedagógicas, desenvolvimento de projetos intra e interdisciplinares são alguns exemplos.

 
Projeto: máquinas do Renascimento

 As atividades práticas, sejam elas reais, realizadas no laboratório e em outros espaços da escola, ou virtuais, realizadas com o auxilio de softwares computacionais, têm presença constante nas aulas de Física. Este tipo de atividade é fundamental para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, pois, possibilita a observação e análise de fenômenos que nem sempre são abordados em aulas teóricas, fazendo com que conceitos complexos sejam internalizados de maneira gradual e significativa. 

 
Atividade experimental: O teodolito e outros métodos para a medição de altura de objetos.

Visitas a museus e parques científicos, universidades, exposições e outras atividades pedagógicas que avançam para além dos muros da escola, possuem um valor ímpar, pois, além de permitirem uma visão global e atualizada das ciências, agregam conhecimentos que não estão previstos nas diretrizes curriculares, mas que são fundamentais para a formação social e humana.

 
Saída pedagógica – visita ao Museu Catavento
 

Pretendendo oportunizar aos estudantes um futuro acadêmico e profissional promissor, tão almejado pela família, não perdemos de vista o foco nos exames vestibulares. O material didático do sistema UNO, que é adotado pela escola, traz muitas informações e exercícios de grandes vestibulares atualizados e que contam com uma plataforma digital excelente. Além das explicações teóricas auxiliadas por recursos tecnológicos e demonstrações experimentais, as aulas em sala são aproveitadas para a resolução de exercícios pelos estudantes. Em alguns momentos, isso é realizado em grupo, para promover a interação social e facilitar a troca de conhecimento entre eles. Em outros momentos, os exercícios são realizados individualmente, para averiguar o conhecimento adquirido por cada um e adaptá-los aos processos seletivos universitários. 

Existem, também, os simulados que são realizados ao longo do ano e seguem os padrões do ENEM e de grandes vestibulares, que vêm com a intenção de familiarizar os estudantes com esse processo seletivo.

O grande diferencial do curso fica por conta dos projetos intra e interdisciplinares que são elaborados ao longo do ano. Norteados por um eixo temático comum a todas as disciplinas, os estudantes aprendem a desenvolver projetos com destaque para os aspectos socioambientais, que têm como objetivo final a construção de um protótipo.

 
Projeto: Pontes
 

Harmonizando ciência, arte e tecnologia, o trabalho que é apresentado durante a mostra se inicia com um processo de pesquisa e planejamento, passando por etapas de estudo, análise, discussão, produção, finalização e apresentação do produto desenvolvido para os demais estudantes. 

Durante a confecção dos experimentos, os estudantes passam a trabalhar em equipe, a manusear ferramentas manuais e elétricas de forma segura, além de lidar com conflitos, aprendendo a achar soluções alternativas para superá-los. 

 

Para além da Física

Durante as aulas experimentais de Física realizadas com o auxílio dos computadores, os estudantes tiveram contato um microcontrolador denominado Arduino, que foi usado para coletar dados e realizar análises experimentais.

Os estudantes perceberam que o Arduino pode ser conectado a diversos sensores e, com isso, realizar a automação de diversos dispositivos eletrônicos. Animados com essa descoberta, resolveram incluir tal tecnologia aos projetos que foram desenvolvidos durante o ano. 

Para isso, precisaram de algumas aulas extras direcionadas para a compreensão sobre o funcionamento do Arduino e de programação, que estão além da matriz curricular do curso de Física, mas muito interligados a ela.

Desse interesse e do afinco que os estudantes demonstram ao trabalhar com os projetos, notamos que existe uma grande disposição por parte deles em aprender temas que estão vinculados à robótica. 

As atividades didáticas propostas para um curso de robótica permitem a introdução de conceitos científicos mais avançados, além de aprimorar as habilidades motoras, o processo criativo, estimular a curiosidade e o espírito investigativo, contribuindo para o aprendizado de conteúdos por meio de atividades lúdicas e contextualizadas.

Buscamos, assim, contribuir para a vivência do trabalho em equipe fortalecida por relações de respeito e ética.