quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

O valor da equipe

Por Theodora M. Mendes de Almeida – Diretora Pedagógica


A escola é feita de pessoas. Aquelas que já fazem parte da equipe há mais tempo ajudam a receber as novas, para integração e nova configuração.

Em todo início de ano somamos talentos. Para trabalharmos juntos durante o ano é preciso que todos se reconheçam como parte da equipe, com suas vontades, seus saberes e dúvidas.

As semanas de encontros para planejamento foram preparadas para garantir as informações e a troca de ideias sobre o nosso Projeto Pedagógico, num ambiente de cooperação. Assim como os alunos, os professores, quando chegam, também vão procurando a sua turma, os seus pares de trabalho, vão se adaptando, se apresentando: Gabriela, Vivian, Márcia, Thiago, Flávia, Alessandra, Maúcha, Fernanda, Thiago, Fernando, Carolina, Regina.

Ao pensar sobre os temas relevantes para a formação da equipe deste ano, logo veio a ideia de trazer o documentário “TARJA BRANCA”, a fim de provocar no grupo de professores de alunos de todas as idades a reflexão sobre a importância do brincar. Ao favorecer a troca sobre as suas experiências como alunos e professores e também como pessoas que brincam, minha intenção era a de garantir a todos que nesta escola não só é permitido, mas recomendável garantir o tempo e o espaço da brincadeira.


Em outro momento, o tema proposto foi o uso das novas tecnologias na escola. Para apresentá-lo, convidamos a professora Rosangela Del Vecchio, educadora, especialista e mestre em Tecnologias Aplicadas à Educação (PUC/SP), que trabalha com formação de educadores, implantação de projetos em sala de aula e faz consultoria para escolas e instituições em projetos de Tecnologia Educacional. Seus conhecimentos sobre as ferramentas disponíveis e suas dicas de aplicação no dia a dia foram valiosos para o planejamento das ações na escola. Foi importante identificar o que já fazemos e o quanto precisamos aprender para ensinar.

O encontro com Daniela Alonso – especialista em educação inclusiva – enriqueceu as discussões que temos feito a respeito do trabalho que podemos desenvolver na escola, pensando na necessidade de incluir a todos. O que determina a lei? O que é possível ser feito? Como criar uma estratégia de trabalho que atenda às necessidades individuais. Estivemos juntos empenhados na busca por respostas e caminhos.

 

O assunto da economia de água trouxe os conhecimentos individuais e informações relevantes sobre como orientar os alunos. Para estes e tantos outros temas importantes que foram sendo trazidos, criamos estratégias diversas, como fazemos com os alunos: momentos de falar, de ouvir, de criar, de pensar, de agir... 

  

E assim, fomos nos conhecendo, fazendo combinados, traçando metas e planejando aquilo que consideramos relevante para a formação de nossos alunos, reconhecendo o valor de nossa equipe para o sucesso desta tarefa. 

E vamos lá, juntos, construir o ano de 2015!