quarta-feira, 14 de março de 2018

Aulas de Atualidades e Política : A leitura de jornal e o gosto pela informação

Por Maíra Costa

A fim de encorajar nossos alunos a se manterem informados e críticos acerca do mundo que os cerca, iniciamos nossos trabalhos em 2018 com a leitura de jornais. Nos meses de fevereiro e março, trouxemos à sala de aula debates da atualidade por meio do compartilhamento de artigos jornalísticos. A princípio, utilizamos o jornal Joca, especializado no público infanto juvenil, e depois partimos para a leitura de artigos dos principais jornais paulistas, Folha de São Paulo e Estadão. Os primeiros temas de discussão tratados foram as fake news, a febre amarela, os muros de Trump, as espécies na Amazônia, o salário mínimo, o uso de celular por jovens e seu impacto na saúde, a intervenção militar no Rio de Janeiro, entre outros. 

As atividades têm ainda o intuito de desenvolver a habilidade de levantar boas questões sobre o que lemos e ouvimos e de oportunizar o aprofundamento sobre os temas tratados, pela busca de informações em muitas fontes. A ideia é que o aluno se mantenha atualizado, ativo e participante. 

Nossos alunos encararam a tarefa de forma muito positiva, trabalhando com seriedade e empenho a fim de extrair dos artigos o que de mais relevante encontravam para transmitir aos colegas. Durante as apresentações, os ouvintes também não eram passivos, já que deveriam formular, em seus cadernos, perguntas sobre o que ouviam. Ao final de cada rodada de exposições, as perguntas anotadas em segredo eram compartilhadas com os expositores, a fim de que esses selecionassem a mais adequada para sua pesquisa de aprofundamento. 

 

A pesquisa realizada em casa teria como finalidade não apenas o aumento de repertório por parte do aluno pesquisador, mas também a comunicação dos resultados de sua pesquisa aos colegas. E, sendo a comunicação a função primária, não apenas da linguagem jornalística, mas de qualquer linguagem, o texto produzido com o intuito de responder aos colegas daria sentido à sua escrita, já que possui interlocutores reais.
  
Esse trabalho vem ao encontro de uma das principais demandas da atualidade, a saber, a habilidade de buscar o conhecimento de forma criteriosa. Tendo em vista a profusão das fake news, tornou-se necessária a discussão acerca das fontes de informação. Por isso, foi tema de nossos encontros a confiabilidade das fontes. Analisamos quais indícios deveriam nos levar a desconfiar de uma dada informação e quais características estariam presentes nos bons textos jornalísticos. Analisamos também como a informação não é isenta. Mesmo quando um texto se propõe meramente informativo, a escolha das palavras e temas deve ser observada com cautela. 

A partir da segunda metade de março até o final de abril, trabalharemos as pré-candidaturas e candidaturas à presidência do Brasil. Iremos acompanhar os presidenciáveis, documentando seu passado e seus movimentos presentes por meio de um dossiê. Cada aluno (ou dupla) ficará responsável por informar sua turma a respeito daqueles que irão liderar a cena política a partir de 2019. Nosso objetivo é, novamente, incentivar a pesquisa autônoma a respeito de temas que nos influenciam direta ou indiretamente, mantendo vivo o gosto pela informação precisa, que nos possibilita a tomada consciente de posição.