quarta-feira, 4 de junho de 2014

Festa Junina 2014

Vem chegando mais uma Festa Junina!
Um gostoso encontro que reúne toda a comunidade aqui do Hugo. Em todos estes anos, aqui no nosso Colégio, nas Festas Juninas procuramos manter e representar os aspectos tradicionais que as compõem: bandeirinhas, barraquinhas com brincadeiras e prendas, comidas e músicas típicas, as danças e trajes caipiras. Em classe, trabalhamos com os alunos todos estes aspectos de nossa cultura.


Os alunos do Fundamental 2 e do Ensino Médio participam, neste ano, executando os painéis e a decoração da festa, inspirada na Arte-Naïf, enquanto os menores ensaiam suas danças típicas e se preparam para as brincadeiras!
     
Para saber mais sobre Arte-Naïf Clique aqui

Muitos alunos e pais esperam esta época do ano para brincar na pesca, dançar quadrilha ou comer doces típicos – mas não falta oportunidade para inovar. 

No ano passado, por exemplo, deixamos de embrulhar as prendas como forma de reduzir o volume de lixo, contribuindo para uma festa e um meio ambiente mais limpos. Esta preocupação com a diminuição do volume de lixo está presente em nossos projetos, nas conversas que temos com as crianças e nos encontros de formação com os professores. A campanha “Jogue o lixo no lixo” valeu a pena, pois todos colaboraram neste sentido!


Neste ano nossa proposta para a festa é ainda mais importante – o foco está em reduzir os apelos ao consumismo e aos gastos desnecessários. Idealizamos uma festa que seja, na verdade, uma grande FEIRA DE TROCA
               Além de ser uma atividade divertida, as feiras de troca possibilitam entrosamento e socialização. Muito mais do que trocar brinquedos que já não interessam como antes, a experiência é enriquecedora por dar novos significados a objetos antigos e afirmar que as relações não precisam ser pautadas na compra”. Instituto Alana

Para saber mais sobre Feiras de Troca: Clique aqui


A ideia é trazer aqueles itens que estão encostados em casa, que ninguém mais brinca ou que já são para crianças menores, mas que certamente outra criança ou adolescente possa gostar de brincar ou usar.  Pensamos em brinquedos, jogos de tabuleiro, livros, games, CDs e DVDs infanto-juvenis. Estas serão as prendas das brincadeiras no dia da festa, em que todos poderão se divertir e comer as delícias que estamos preparando! 

Para saber mais sobre consumo consciente: Clique aqui

Esperamos vocês no sábado, dia 7 de junho,
das 12h30 às 17h30.

3 comentários:

  1. Gostei do Blog. Ficou alegre, divertido, informativo, mesclando imagens e textos, além de convidar à interatividade e sugerir links externos. Parabéns a todos. Abraço, Marcelo M.

    ResponderExcluir
  2. Gostamos da ideia da troca! As meninas curtiram rever e selecionar os brinquedos e dvds que não usam mais...

    ResponderExcluir
  3. Proposta interativa em grande estilo...brincar e trocar...trocar e brincar!
    Tenho orgulho de fazer parte desta equipe.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir