“Simpósio: Reunião para a discussão de um determinado tema (uma questão ou nova técnica, por exemplo). Aqui não são apresentadas as conclusões de uma pesquisa, mas sim a prática, um pouco da teoria e as impressões sobre um determinado assunto que é colocado em debate.” (biomedicinapadrao.wordpress.com/category/curiosidades/)
Realizaremos, no dia 24 de outubro, o nosso 5º Simpósio Interno.
Este evento, destinado somente para a equipe pedagógica, vem se tornando, além das reuniões pedagógicas semanais das equipes, um importante momento de reflexão e estudo para os profissionais da escola.
O simpósio tem como propósitos principais:
- A valorização do ofício do professor
- O estudo da teoria e a transformação da prática
- A garantia da troca de saberes, experiências e práticas entre os professores de todos os segmentos, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Temos procurado abordar, a cada ano, questões e temas que afetam o cotidiano e a prática docente.
Assim, o 1º Simpósio, realizado em 2010, teve como tema a ”Inclusão” – refletimos e aprendemos juntos sobre como lidar com as diferentes necessidades educativas especiais de nossos alunos.
O 2º Simpósio, no ano seguinte, teve como tema as “Boas experiências na sala de aula”, com assuntos bastante variados, contando com abordagens de todas as áreas de conhecimento.

No ano passado, analisamos as diversas práticas sobre “A leitura e a escrita na escola”, refletindo sobre sua didática e complexidade em todos os segmentos e áreas de conhecimento.
Neste ano, o assunto proposto será bastante complexo também:
OS DILEMAS MORAIS DA ATUALIDADE
Educar implica, permanentemente, ser um aprendiz
curioso de seu próprio ensinar.
Madalena Freire
Compreender os fatores que influenciam a construção dos valores morais hoje – na família, na escola e na mídia – requer muito estudo e engajamento do professor.
Estas discussões são fundamentais para ajudar a equipe a refletir e a buscar soluções para os diversos conflitos que surgem na convivência dentro da escola.
Os conhecimentos da professora Telma Vinha – sobre a perspectiva construtivista dos conflitos – nos ajudarão a aprimorar nossa metodologia de trabalho. Ela nos propõe sugestões importantes de intervenção, junto aos alunos, que tratam o conflito como oportunidades de aprendizagem.
Como base para as discussões, além de muitos outros textos, utilizaremos o livro “Nos labirintos da Moral” de Mario Sérgio Cortella e Yves de La Taille. Em uma conversa entre os autores, um filósofo e o outro psicólogo, o tema da ética e da moral é discutido no âmbito da família, da escola e da sociedade atual. Os autores tratam o tema de uma perspectiva que vai muito além do pensamento “moralista” e apontam a necessidade de se refletir junto com os alunos sobre suas ações e escolhas.
Segundo Yves, ”a questão é delicada, suscita polêmicas e faz muita gente preferir ficar prudentemente indefinida. Mas ela deve ser enfrentada, do contrário fica-se no limbo e paralisam-se as empreitadas educacionais.”
Cortela afirma: “Eu não tenho dúvida de que a educação e a escola cada vez mais precisarão tratar da crise ética para não cair na armadilha de apenas responder à mera queixa moral em relação à conduta. Pois se existe um problema de conduta, existe uma crise muito mais forte que é o esboroamento da capacidade de vida coletiva.”
Estes serão os temas que movimentarão nossas trocas e estudos neste simpósio.
Ao propiciar este espaço de discussão e aprendizado, esperamos avançar em nossas práticas e contribuir com o desenvolvimento de nossos alunos e suas famílias.
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