quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Aprender a falar bem é conteúdo escolar


No nosso dia a dia precisamos nos comunicar de diversas maneiras, pois, escrevemos e falamos o tempo todo. A escrita sempre foi uma das tarefas primordiais da escola, mas, e a comunicação oral? O ensino da língua oral está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais e deve ser uma prática que prepare os alunos para diferentes contextos de comunicação.

Assim como a escrita, a língua oral está organizada em gêneros – entrevista, seminário, debate, exposição, entre outros. Os alunos aprendem as características e a estrutura própria de cada um. Para que esta aprendizagem aconteça de maneira significativa, o aluno precisa ter um propósito comunicativo: para quem eu vou falar? O que vou falar? Como vou falar. Desta maneira, os alunos desenvolverão sua capacidade de expressão em situações de comunicação.

No nosso dia a dia, as situações de expressão oral são planejadas para que contemplem os diferentes contextos de comunicação que existem em nossa sociedade. Um deles, bastante desafiador, é o de realizar uma exposição oral para um grupo de pessoas, com o objetivo de ensinar / explicar algo. Planejar, organizar sua fala e expressar-se com clareza são objetivos do nosso projeto Ensinando e Aprendendo, realizado no 4º ano. A proposta é a de que os alunos ministrem uma aula para seus colegas sobre um conhecimento adquirido fora da escola como, por exemplo, ensinar uma receita, uma técnica de desenho, uma dobradura, etc.

Além do desenvolvimento das habilidades de expressão, esse projeto tem como objetivos: favorecer o desenvolvimento da autoestima, compartilhar uma habilidade e, principalmente, oferecer ao aluno a oportunidade de vivenciar todas as etapas e procedimentos necessários para a apresentação de uma aula aos colegas de classe. 

Para a realização do projeto, contamos com a parceria das famílias, pois é em casa que os alunos precisam definir seus temas, preparar os materiais e ensaiar. Neste processo, precisam de mais auxílio do adulto, pois, prever a organização do tempo, do material, do discurso e do espaço ainda é uma tarefa difícil. Por isso a escolha do tema deve ser algo possível de ser ensinado no tempo e no espaço previstos. A participação dos colegas também deve ser prevista, por isto a aula pode ter a forma de uma oficina.

Na sala de aula, a professora tem o papel fundamental de incentivar os alunos a encontrar suas habilidades, contando sobre as oficinas anteriores e despertando no grupo a vontade de ensinar e aprender com os amigos. 

Neste ano de 2014 foram realizadas, na classe do 4º ano, 24 aulas/oficinas com diferentes temas e, assim, o grupo teve a oportunidade de vivenciar momentos de muitas descobertas, diversão e aprendizagem.  Os maiores desafios relatados pelos alunos foram: dominar o nervosismo e a administrar o tempo. 

Ao final, cada um realizou uma autoavaliação e pôde refletir sobre o seu percurso, discutir sobre os desafios vividos e ouvir dicas para aprimorarem sua próxima apresentação. O momento de avaliação é sempre importante, pois ela garante que os alunos e o professor possam perceber as conquistas e planejar os próximos passos. 

Um comentário:

  1. Parabens ao Hugo. Percebo a preocupação em estar proximo ao aluno em todas as formas de comunicação pois é um dos principais meios para que se consiga encontrar o rapport. A cada dia fico mais satisfeito com o trabalho desta equipe pois observo o cuidado que estão tendo com meu tesouro e, tenho observado a evolução dele, o crescimento dele e alegria quando chega na porta e já cumprimenta os porteiros. To muito feliz. Parabens e ate o proximo ano

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