quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

COMUNICAR É PRECISO

Criamos este BLOG para ampliar a comunicação com as famílias. Nossa intenção foi a de reunir, em textos breves, as nossas ideias e ações pedagógicas de modo a divulgar, esclarecer e contribuir com os pais na educação das crianças e jovens.

Durante todo o ano, muitos outros mecanismos de informação foram utilizados por nós para explicitar nosso trabalho e garantir o entendimento de todos sobre a proposta pedagógica da escola. Mas, entender é apenas o começo. Queremos que as famílias participem, se envolvam e atuem de forma ativa e parceira com a escola.

As Reuniões de Pais, realizadas durante o ano todo, têm o propósito da troca presencial, importantíssima para o fortalecimento dos laços e aberta aos mais variados temas e questionamentos.

As circulares no caderno de recados e nos e-mails,  para a Educação Infantil e o Fundamental 1, procuram informar sobre as ações e necessidades de cada grupo em um tempo mais curto, para que o trabalho aconteça no tempo planejado, informando sobre os projetos, passeios, leituras, etc.

As Redes Sociais também foram utilizadas para divulgar entre a nossa comunidade escolar de agora - e as de outros tempos com nossos ex-alunos queridos, os projetos e as aprendizagens de cada segmento.

Fizemos também pesquisas eletrônicas de opinião a fim de garantir que todos participassem com ideias para a implantação da nova proposta de atividades complementares.

O nosso site traz as informações mais gerais e, para os alunos do Fundamental 2 e Médio, na área restrita, estão as consultas as lições e trabalhos, além da divulgação do boletim trimestral.

Os relatórios individuais e de grupo são instrumentos importantes de comunicação sobre o trabalho. Utilizados pela orientação escolar e nas entrevistas para esclarecer sobre o aproveitamento escolar de cada aluno.

Os eventos são também importantes para comunicar e compartilhar de forma muito prazerosa o que vivemos na escola: Momento da Copa, com conhecimentos e vivências de futebol; Dia das Mães com oficinas pedagógicas sobre os projetos de classe; Festa Junina com a troca de prendas; Dia dos Pais com a oficina de Robótica; Semana das Crianças, com a troca de livros e a Apresentação Final, com homenagem a Dorival Caymmi.

Assim, encerramos este ano tão intenso, repleto de conhecimentos e esperamos ter comunicado da melhor forma todo o empenho, a competência e o carinho de nossa equipe, para oferecer aos nossos alunos o melhor em educação. 

Temos já muitas ideias e intenções para realizar no próximo ano! Pedimos que aproveitem qualquer um destes meios para entrar em contato conosco e oferecer suas contribuições e opiniões para trabalharmos ainda melhor no próximo ano.

Que seja um FELIZ 2015!

Um comentário:

  1. Parabéns pelas iniciativas. Certamente todas essas ferramentas serão cada dia mais utilizadas pelos pais e alunos, tornando o colégio uma verdadeira comunidade. E que venha 2015!

    ResponderExcluir