quarta-feira, 11 de março de 2015

Aulas de Culinária para crianças da Educação Infantil

Por Theodora Maria Mendes de Almeida

“A vida de um grupo tem vários sabores... No processo de construção de um grupo, o Educador conta com vários instrumentos que favorecem a interação entre seus elementos e a construção do círculo com ele. 
A comida é um deles.
É comendo juntos que os afetos são simbolizados, expressos, representados, socializados.
Pois comer junto, também é uma forma de conhecer o outro e a si próprio.
A comida é uma atividade altamente socializadora num grupo, porque permite a vivência de um ritual de ofertas. Exercício de generosidade. Espaço onde cada um recebe e oferece ao outro o seu gosto, seu cheiro, sua textura, seu sabor.
Momento de cuidados de atenção.”
Madalena Freire, do livro “Grupo”


Há muito tempo realizamos com nossos alunos atividades que envolvem o preparo de alimentos.  No começo, na Educação Infantil, isto acontecia de forma bastante informal, mas já percebíamos o enorme fascínio das crianças pelo espaço da cozinha, muitas vezes uma área “proibida”, restrita apenas aos adultos.
Com o tempo, estas atividades foram tendo uma importância muito grande no dia-a-dia da Escola. O interesse dos alunos foi contagiando a todos. Em 96, tornamos a proposta da Culinária parte integrante do nosso currículo de Ciências Naturais. A curiosidade e o espírito de investigação foram sendo alimentados (literalmente) pelas experiências constantes e contínuas que envolviam o desenvolvimento das primeiras atitudes científicas.
Estes elementos foram enriquecendo o trabalho e nos levando a criar outros caminhos. Foram aparecendo, no desenvolvimento do processo, as demais áreas de conhecimento: a Matemática através das medidas (de quantidade, de tempo) e jogos de estimativa; a Língua Portuguesa na leitura e na escrita dos rótulos e receitas; a Geografia e a História, através de receitas típicas e suas origens culturais; a Arte de modelar e imaginar novas formas de preparar os alimentos, nos deram a possibilidade de realizar um trabalho completo e integrado.

Além disso, é claro, o imenso prazer pelo resultado na hora da “degustação”!

“Há mais fenômenos na cozinha do que pode imaginar nossa vã (e deliciosa) gastronomia. Mas não são fruto do acaso nem passe de mágica: na verdade, resultam de importantes e às vezes complexas reações químicas. A cozinha é, portanto, um grande e divertido laboratório científico, e conhecê-lo em detalhes pode ser uma viagem fascinante.”
Do livro “Um cientista na cozinha”, de Hervé This

 

Assim, estes são nossos objetivos principais:
- Propor atividades que propiciem a exploração de fatos cotidianos;
- apontar as questões relativas à qualidade da alimentação, para o desenvolvimento de uma vida saudável;
- enfatizar os cuidados necessários com higiene e segurança no preparo dos alimentos;
- explorar objetos variados, levantando suas características de forma, tamanho, espessura, textura, cor, odor, sabor, entre outras;
- possibilitar a observação de mudança de estado físico: líquido para sólido, líquido para gasoso, de acordo com a temperatura e a intervenção nos objetos;
- estimular o levantamento de hipóteses sobre os resultados que seriam obtidos;
- possibilitar o contato com a leitura de rótulos e das receitas, ampliando o vocabulário;
- alertar para a necessidade de reaproveitamento de embalagens e reciclagem do lixo;
- transmitir conteúdos socioculturais, como a origem de receitas típicas de lugares específicos;
- valorizar a socialização por meio da troca e da união do grupo na hora de preparar e experimentar os alimentos.

 

Nossa experiência foi compartilhada no site do Educar para Crescer. Acesse 

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