quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Um olhar de quem está chegando


Vicente Romeu Cianciarulo Longo
Físico e Matemático - PUC-SP
Pós-graduado em Física Nuclear - IPEN / USP
Mestre em Eng. Biomédica - UNIVAP-SJC
Professor de Física e Robótica no Colégio Hugo Sarmento

Ao ser chamado para a entrevista com a diretora, logo de cara fiquei muito emocionado, pois sabia, há longos tempos, da fama e importância do Colégio Hugo Sarmento na comunidade educacional e social. Através da mídia, dos comentários da família de minha esposa, que é vizinha no bairro, logo vi que estaria entre os educadores mais qualificados para colaborar com meu trabalho de professor.

Nas semanas de planejamento, fui sendo apresentado à história desta Instituição que completa agora 50 anos. Ao conhecer pessoalmente os futuros colegas professores e funcionários da escola, percebi que há uma união muito grande entre todos, uma cumplicidade extrema na preocupação em educar e transmitir tudo o que sabemos em termos de conteúdo e na forma de viver, nas relações humanas, aos nossos alunos, das crianças aos jovens formandos.

Mesmo assim, ainda fiquei ansioso, não só por conhecer e conviver com os novos colegas, mas para saber como seriam os meus novos alunos, sua forma de pensar a vida, sua bagagem disciplinar em Física, Matemática, Robótica, Artes... Sim, pois Exatas se casam profundamente com Artes Plásticas e Cênicas... 

Ao se iniciarem as aulas, logo vi: a garotada é muito 10! Educada, participativa, amiga, colega, paciente, pois sabem dividir muito bem seu tempo como hora de prestar atenção na aula e hora de dar retorno para a aula, com perguntas, debates, dúvidas além das aulas, retorno de conhecimentos muito além do esperado, pois, rapidamente trocam informações em casa, ou no intervalo do lanche, via internet, via apostila do curso (UNO), via livros na Biblioteca, via YouTube, Google, etc.

E aí eles retornam com tudo, a 100 por hora, animados, positivos, livres e soltos nas argumentações! Amistosos, sabem aprender e aprendem a ensinar, pois trocam ideias entre si e comigo como se fôssemos colegas de mestrado! Dúvidas deles, dúvidas minhas, vamos aprender juntos?

Estou animado, esperançoso, energizado, com vontade de trabalhar, e chego a entender melhor aquela conhecida frase daqueles que deram certo na vida profissional:
“Sinto aqui no Hugo uma extensão de minha casa, de meu lazer... onde por horas a fio estudo, brinco, aprendo e ensino como se estivesse não a cumprir um fardo, mas a me divertir, sem me preocupar com o tempo e o espaço... relatividade de Einstein é isso... 

Por vezes, neste primeiro mês de trabalho, ultrapassei meu horário da aula, pois queria ficar mais tempo em cada turma... Aí, eles me falam educadamente e baixinho, após 5 minutos: "Professor, o tempo de sua aula já acabou, mas pode terminar o que está ensinando, tá legal!"

Espero que assim continue: uma paixão que se perpetue, amor infinito! Obrigado.

2 comentários:

  1. Olá, Vicente. Seja bem-vindo! Sou mãe do João Verderame (3ºEM) e gostaria de dizer duas coisas: eu compartilho contigo esse encanto pela escola e o povo que faz parte dela. A cada ano que passa, fico mais feliz por ter encontrado esse lugar especial de convivência e aprendizado para ele. A outra é que você já conseguiu vencer uma resistência inicial grande, pois o João adora o professor de física que você substitui, mas ontem veio me contar que você também é bem legal!!! ;) Boa sorte e bom trabalho!!

    ResponderExcluir