quarta-feira, 3 de agosto de 2016

O tema agora é Olimpíadas

Por Raquel Salge

Nas aulas de Educação Física, só temos falado em Olimpíadas. Este tema, atual e relevante, está sendo abordado com os alunos de todos os segmentos da escola. A proposta é trazer as notícias, curiosidades e reflexões, conforme a faixa etária e o interesse despertado.

Na escola pudemos vivenciar algumas das modalidades e todos os assuntos abordados estão fazendo parte da montagem de um grande painel.

No Ensino Fundamental 1, começamos o trabalho com um resumo deste grande evento e os alunos aprenderam um pouco sobre vários aspectos:

Mascotes

As Olimpíadas do Rio 2016 terão a participação de duas animadas mascotes. Representando a fauna e a flora, são elas: Vinícius, representando os animais do Brasil, e Tom, representando as nossas plantas. Os nomes são justas homenagens a dois grandes compositores da música popular brasileira: Vinícius de Moraes e Tom Jobim.

A mascote olímpica foi o assunto que mais despertou interesse nas 3 primeiras séries do Fundamental 1. Além do Tom e do Vinicius, também vimos todas as mascotes de Olimpíadas anteriores, desde 1972. Para a montagem do nosso painel, os alunos redesenharam, conforme a imagem acima, a mascote de 2016 e escolheram para ela um novo nome.

Tocha Olímpica 

A Tocha Olímpica é um importante símbolo das Olimpíadas, comemorando o roubo do fogo do deus grego Zeus por Prometeu.

Cumprindo a tradição, nos dias que antecedem o evento ela percorre diversas localidades do país que sediará os jogos, levando mensagem de integração. O percurso, dentro no nosso país, teve início em Brasília, no dia 3 de maio, já percorreu mais de 300 cidades de diferentes estados brasileiros e terminará no Rio de Janeiro, no dia 4 de agosto.

Repleta de elementos brasileiros, a tocha olímpica tem as cores que simbolizam nossos atributos naturais, além do reverenciado calçadão de Copacabana.


Para os alunos do 4º ano, o ponto de partida foi a Tocha Olímpica, sua trajetória, história e significado. Os alunos, em pequenos grupos, discutiram e recriaram a Tocha Olímpica ideal de acordo com a sua opinião. 


Locais de competição e modalidades

As provas ocorrerão em 32 locais de competição, em quatro regiões (zonas) da cidade do Rio de Janeiro. Ao todo serão disputadas 28 modalidades olímpicas, duas a mais do que as dos Jogos Olímpicos de 2012, uma vez que foram incluídas para esta edição o Rúgbi de Sete e o Golfe, modalidades inéditas em Olimpíadas até agora.


Os alunos do 5º ano, já com maior maturidade em relação ao tema, puderam enriquecer a discussão com artigos de jornais e notícias, contagem regressiva para os jogos e contribuíram para a composição do nosso painel com a recriação dos símbolos das modalidades Olímpicas. 


No Ensino Fundamental 2, o professor Ronaldo solicitou aos alunos uma pesquisa sobre a história das Olimpíadas desde a Antiguidade e fizeram uma linha do tempo. O maior interesse foi sobre as conquistas do Brasil, o número de medalhas e curiosidades sobre os atletas.


Com os alunos do Ensino Médio, numa abordagem mais crítica, o professor Daniel pretende avaliar junto com os alunos os verdadeiros legados da realização da Olimpíada no Brasil.

Para encerrar, estamos preparando um evento esportivo para os alunos do Fundamental 2 e Médio, no dia 20 de agosto, quando participarão de atividades práticas e de bate-papos com atletas como a ex-jogadora de futebol feminino Suzana Cavalheiro. 

Em breve enviaremos a programação.

Nosso principal interesse ao abordar estes temas é o de ampliar, nos alunos de todas as idades, a curiosidade e a vontade de procurar a atividade física como complemento necessário a uma vida plena e saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário