sexta-feira, 4 de novembro de 2016

ENEM: algumas considerações e dicas para o dia da prova

Por Pedro Mancini e Daniel Catalani
Colaboração da nutricionista Deborah Coelho Takeda Catalani

O Colégio Hugo Sarmento é conhecido por se preocupar com uma formação mais ampla e humanista do sujeito – e não apenas com uma preparação instrumental para o mercado de trabalho. O estímulo à expressão artística, ao senso crítico e à argumentação, assim como outras habilidades imprescindíveis para uma formação cidadã, são parte inexorável de nossa proposta de trabalho e de nossa história institucional. 

Os dados mostram que essa abordagem não se traduz, contudo, em falta de eficiência no preparo para uma avaliação tão abrangente quanto o ENEM – que pode servir como porta de entrada para as universidades que nossos jovens cursarão a fim de seguir seus próprios caminhos pessoais e profissionais. Pelo contrário, acreditamos que a formação de indivíduos autônomos, capazes de pensar de modo amplo e criativo, tem como um de seus efeitos benéficos um melhor engajamento com formas de avaliação focadas na resolução de problemas – para além da mera reprodução mecânica de conteúdos escolares.

É claro que o ENEM passou por mudanças importantes desde seu início, tornando-se mais “conteudista” e parecido com os vestibulares mais tradicionais; mesmo assim, ainda possui muito de sua essência original, demandando dos candidatos capacidade de interpretação, raciocínio lógico, e inúmeras habilidades cognitivas (as provas avaliavam, até 2008, um total de 21 habilidades) – evitando, ainda, a fragmentação do conteúdo escolar por questões delimitadas por disciplinas (as questões ainda possuem um forte componente interdisciplinar). 

Ademais, vale indicar a tendência por uma nova mudança a partir de 2017, em um processo de resgate mais substantivo das intenções iniciais do exame, originalmente construído para qualificar o Ensino Médio e estimular as competências cognitivas dos candidatos. Maria Inês Fini, uma das responsáveis pela criação da prova nos fins dos anos 90, assumiu recentemente a Presidência do INEP e já revelou seus esforços nessa direção, visando reduzir novamente o tempo de aplicação para um dia e inviabilizando o uso dos resultados para ranqueamento de escolas – entre outras possíveis mudanças ainda não especificadas no formato da prova. Mais uma vez, as preocupações se voltam para um exame menos conteudista e mais focado na reflexão para a resolução de problemas. Essa abordagem dialoga, sem dúvida, com escolas mais direcionadas à aquisição de competências humanas, cujas preocupações não se esgotam na mera aquisição de conteúdos disciplinares específicos. 

Enquanto essas mudanças não acontecem, e considerando que a edição de 2016 ocorrerá já entre os dias 05 e 06 próximos, fica aqui a confiança de que realizamos, mais uma vez, nosso trabalho ao estimular o raciocínio, a lógica e a criatividade em nossos jovens e que um dos resultados óbvios dessa abordagem só pode ser um desempenho louvável. 

A equipe do Colégio aproveita esse espaço, também, para passar importantes dicas adicionais de cuidados pessoais como a qualidade do sono e da alimentação para esse dia tão importante para nossos estudantes – afinal, não basta apenas estudar os conteúdos e deixar o raciocínio e o senso crítico em ordem, como conferir importância também a estes aspectos para se realizar uma boa prova. 

Segundo a nutricionista Deborah Takeda, é importante o fracionamento das refeições ao longo do dia, que devem ser realizadas mais ou menos a cada três horas. O tempo prolongado de jejum pode resultar no quadro de hipoglicemia (baixa da taxa de glicose no sangue), provocando tontura, dor de cabeça, queda da pressão, fraqueza e sonolência, além de dificuldade de concentração, algo necessário e primordial para uma prova como o Enem.

Seguem abaixo algumas sugestões de cardápio para este dia:

CAFÉ DA MANHÃ

1 porção de fruta (mamão, banana, maçã ou pera)
• 1 xícara de café com leite (com leite semi-desnatado) ou iogurte com baixo teor de   gordura
• 2 fatias de pão integral ou uma porção de cereal integral
• Queijo branco e geleia

ALMOÇO E JANTAR

1 porção de salada (alface, tomate, cenoura e beterraba)
• Uma porção de arroz integral ou macarrão integral com molho vermelho (alimentos    integrais prolongam a saciedade)
• 1 porção de peixe ou frango grelhado ou carne assada (mas nada de frituras)
• 1 porção de legumes cozido (brócolis, vagem, cenoura)
• 1 fruta de sobremesa (abacaxi, uva ou laranja)

Evite alimentos muito gordurosos: eles retardam o esvaziamento gástrico e dão sono. Evite também alimentos com muito sal, como batata frita. Eles só irão aumentar a sua sede e causar desconforto durante a prova.

Deborah ainda alerta para não se esquecerem de levar alimentos que forneçam energia para serem consumidos durante a prova, como frutas, água (em vez de suco e refrigerante), chocolate 70% cacau (um estimulante poderoso), barrinha de cereal ou até mesmo um lanche natural (faça-o com pão integral e coloque salada, como alface, tomate e cenoura; também é possível acrescentar frango ou carne desfiada).

Durante a prova, evite alimentos laxativos, que estimulem o trânsito intestinal. Os mais comuns são mamão, leite, ameixa, uva e iogurtes. Opte, ao invés disso, pelos opostos: maçã, banana maçã, limão, batata. De maneira alguma ingira álcool, pois ele retém líquido, altera o sistema nervoso central e causa desidratação, levando o aluno a pensar menos.

Não esqueça também de descansar, dormindo bastante durante a noite para evitar cansaço durante as provas. No domingo, repita o procedimento do sábado e, com certeza, você realizará uma ótima prova.

Por fim, vale lembrar da importância de organizar o material antes da prova, garantindo a presença de caneta preta, um documento original com foto e, ainda, um lanche e uma garrafinha de água para garantir “aquela” energia por todo o tempo do exame!

Um excelente exame para nossos alunos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário