quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Ferramentas tecnológicas potencializam a aprendizagem

“Descobertas da neurociência trazem apenas mais indícios de que a aula tradicional já está com os seus dias contados”, dizem os especialistas. Isto porque o interesse, o tempo de atenção e a relação dos alunos com a informação são agora muito diferentes. 

As crianças fazem uso da tecnologia com muito domínio e facilidade; por isso, na nossa proposta de trabalho buscamos aproveitar essas ferramentas digitais nas diversas faixas etárias e áreas de conhecimento.

O computador é aliado das crianças desde as classes de alfabetização quando preparam, por exemplo, listas de palavras relacionadas aos temas de estudo. Além de divertido, ajuda o aluno a pensar sobre a escrita de formas variadas.


No Ensino Fundamental I, pesquisar é uma das estratégias que usamos de forma gradativa, fazendo uso da internet de forma interessante, pois esta propicia muita investigação e discussão, seja sobre sobre os sites confiáveis e não confiáveis, seja o porquê de se citar as fontes de pesquisa, a comparação e o confronto de informações, seja para se comunicar com pessoas do mundo.

O livro de Língua Portuguesa foi reeditado e possui uma versão digital que tem o objetivo de aproximar cada vez mais os alunos do domínio do universo tecnológico. Há uma grande variedade de recursos e propostas: atividades interativas com autocorreção, animações, jogos, músicas, filmes, documentários e vídeos, entre outros. Além do caráter lúdico, elas têm a finalidade de aprofundar os conhecimentos e ampliar o repertório de conhecimentos.

Alguns destes objetos digitais mais complexos são explorados com orientações específicas dos professores em sala de aula. 

No Ensino Fundamental II, imagine como é fascinante para os alunos acessarem imagens incríveis de fungos, bactérias ou vírus em um site indicado pelo professor de Ciências http://www.sciencephoto.com/dennis-kunkel-microscopy-collection que antes só poderiam ser vistas (não na escola) em lâminas de microscópios super potentes.


Para os adolescentes, as ferramentas digitais são ainda mais relevantes, sendo incorporadas em sua rotina diária. Isso gera a necessidade de tratá-las como grandes aliadas à formação educacional durante todo o Ensino Médio: Para que não fique defasada frente à realidade hiperconectada do jovem e possa prepará-lo, efetivamente, para lidar com um mundo tecido pela virtualidade constante, a escola não deve se abster em aproveitar todo o instrumental pedagógico disponibilizado pelos aparatos tecnológicos atuais.

Para cumprir essa missão, o Ensino Médio do Colégio Hugo Sarmento conta com o apoio digital do Sistema UNOi de Ensino – que disponibiliza uma grande parcela do material didático adotado por esse segmento. Graças a essa parceria, os alunos entram em contato com uma plataforma virtual que, além de fornecer um meio muito eficiente de apoio à organização dos estudos (pela coordenação de todas as lições de casa solicitadas em sala de aula, por exemplo), conta com inúmeras ferramentas de suporte pedagógico, como acesso a artigos da revista Scientific American, TEDed, vídeo-aulas e muitas outras publicações e atividades virtuais.


Os professores contam com iPads em sala por meio dos quais organizam e executam suas aulas. Em sua formação junto à Coordenação do colégio, são orientados a utilizar essas ferramentas e a elaborar suas aulas com criatividade e pró-atividade, apropriando-se de instrumentos tecnológicos (como vídeos, imagens e músicas ou aplicativos de celular) na medida em que se apresentarem como formatos interessantes, inovadores e eficientes de transmitir conhecimentos e desenvolver habilidades e competências compatíveis com a realidade social de nossos jovens.
Com essa instrução e os meios adequados à disposição, nossa equipe é capaz de criar momentos de aula bastante ricos e dinâmicos – pela utilização, por exemplo, de jogos e aplicativos digitais capazes de simular o processo de contágio de doenças transmissíveis ou o funcionamento de ondas eletromagnéticas, ou ainda, sugerir projetos interdisciplinares com conteúdos atuais.


Nas aulas de Geografia, aprendem, por exemplo, a utilizar o Programa GoConqr  que ensina a fazer mapas mentais, muito importantes para a organização das informações para o estudo.


A informação está na rede ao alcance de todos, em qualquer lugar. Transformar este amontoado de conteúdo virtual em conhecimento e na possibilidade de aprendizado significativo pelos alunos é o novo papel incorporado às muitas tarefas do professor nos dias de hoje.

Portanto, a capacidade de lidar com as inovações de modo crítico, dinâmico e criativo é uma de muitas das habilidades trabalhadas continuamente por nossos professores em sua formação contínua. Acima de tudo, essa habilidade é tratada pelo colégio como essencial para a formação plena de nossos alunos, de modo que aprendam efetivamente a se relacionar, de forma bastante responsável e autônoma, com um mundo contemporâneo extremamente conexionista e virtualizado.

Um comentário:

  1. Alexandre Zamboni tebechrani23 de fevereiro de 2017 às 13:00

    Olá. É claro que as escolas devem buscar aproveitar ao máximo os recursos tecnológicos que possam contribuir com a formação da molecada. No entanto, tenho uma visão um pouco diferente. A garotada de hoje é "nativa digital", não precisa de ajuda para lidar com tecnologia. Entendo que o esforço das escolas deve ser no sentido de oferecer um CONTRAPONTO à onipresença da tecnologia. Incentivar a LEITURA, oferecer elementos para uma análise crítica e desmistificadora das informações veiculadas na web 2.0 e 3.0, fazer com que produzam textos longos e elaborados, com aprofundamento de ideias, e assim por diante. O que tenho visto é uma geração que tem imensa facilidade para lidar com tecnologia, mas imensa dificuldade em processar criticamente o monstruoso volume de informações...

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