quinta-feira, 22 de março de 2018

Dia Mundial da água no currículo da formação para a cidadania

Por Rosana Maria Dell’Agnolo



A educação tem seus ritos para elaborar o projeto pedagógico que  alimenta movimentos eficientes em busca da aprendizagem significativa. Transformar assuntos da atualidade em contextos sólidos de discussão na sala de aula promove maior engajamento de professores e alunos na necessidade do aprender para utilizar na vida.

Este ano, nas aulas de Ciências do 9º ano do Fundamental II, na nossa escola, iniciamos a discussão sobre a capacidade de o homem respeitar o planeta na busca de alimentação sustentável. Como não poderia deixar de ser, a água torna-se protagonista no manejo da produção alimentar sustentável.  Nasce, então, ampla e profunda discussão sobre a presença de água de qualidade para uso da humanidade. 

Jornais, telejornais e debates midiáticos apresentam cotidianamente as ações que os nossos governantes estão gerindo diante dos acordos presentes no 8º Fórum Mundial da Água que está acontecendo em Brasília. Desde 1992 o Brasil protagoniza as discussões ambientais. Sentimos, então, como professores e gestores, que esse dia mundial de tributo à água deveria ser momento de reflexão para nossos alunos.

As escolas e instituições culturais estão engajadas nesse dilema de fazer com que os alunos sintam o pertencimento ao planeta Terra, e de alguma forma criem ações de comemorações,  debates e presença participativa nas petições públicas.

Dialogando com os alunos, decidimos seguir o que a maioria das escolas do mundo, e principalmente do Brasil, escolheram para este momento. Vamos cantar a música Planeta Água, de Guilherme Arantes, escolhida como “hino” desta representação e vivenciaremos as comunicações de Severn Suzuki, uma ativista que convoca os jovens do mundo inteiro para se engajarem nas questões ambientais.  Em 1992 ela era apenas uma criança de 12 anos que silenciou o mundo, na ECO 92 , retratando como os estudantes se sentem diante dos problemas ambientais. 

Assista : A garota que calou o mundo 

Nosso compromisso, este ano, é aprofundar os estudos sobre o meio ambiente em todas as disciplinas. Com ferramentas pedagógicas e modalidades didáticas diferenciadas, nosso projeto de escola que transforma o modo de pensar, constrói cidadãos críticos e colaborativos, hoje comemora o “líquido da vida”, cantando, refletindo, construindo ideias para um futuro onde a água esteja disponível para a saúde do nosso Planeta.


O que você fez de concreto para mudar hábitos de desperdício de água?

A Humanidade de hoje deve ser  composta por “sentinelas" da vida no planeta, pois só assim o homem do futuro existirá.

Para participar das discussões políticas sobre o uso da água, entre em:

Um comentário:

  1. Tema fundamental na educação já desde a infância: nossa relação com nossa casa planeta. Muito legal abordar isso.
    Linda a canção do G. Arantes. Lembrei de outra, feita por craques da nossa música, acho que em 85, por causa da seca no nordeste:

    https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/16259c672057816d?projector=1

    Abraços, Marcos Malta

    ResponderExcluir