quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Yoga x Corpo em Movimento x Dinâmica Corporal Integrativa

Por Claudia Cosceli
Iniciei as aulas de Yoga com os alunos do Ensino Médio neste ano, como uma forma de oferecer atividade física diferenciada das tradicionais aulas de educação física. Pensei numa parceria que integrasse e auxiliasse os alunos a enfrentarem os desafios da jornada acadêmica, considerando as transformações do corpo e das emoções.

Nas aulas, procurei integrar corpo, mente e emoções. Apresentei o poder de técnicas milenares de posturas corporais que auxiliam no conforto muscular e na boa postura, respirações conscientes que amenizam estado de alteração emocional e controle do mesmo, movimento e observação dos pensamentos que gerenciam a mente, meditações guiadas para controle dos pensamentos, projeções mentais e relaxamentos que irão ajudar no seu dia a dia.

Os espaços externos da escola foram utilizados como forma de ampliar as possibilidades de respiração, movimentação e ampliação dos sentidos.



Para que esse entendimento fosse completo, os alunos vivenciaram e exercitaram essas experiências, respeitando suas próprias habilidades corporais e também auxiliando os colegas, tanto no contato dos movimentos em duplas e em grupo, como no toque respeitoso para a execução das massagens e relaxamento.

Ensinei a importância do autoconhecimento, da necessidade de observarem a motivação do corpo, identificando estados de sonolência, cansaço, vitalidade, ansiedade ou agitação mental. Ao identificarem estas manifestações do corpo, poderão usar as ferramentas aprendidas nas aulas e fora delas, mantendo o equilíbrio vital, necessário para uma vida equilibrada e saudável.

Por isso, segue meu convite a todos: Vamos Praticar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário