quarta-feira, 25 de junho de 2014

O importante período de férias

              As férias chegaram e, com elas, a oportunidade para as crianças descansarem e aprenderem muito, de uma outra maneira. Este período é muito importante para a criança fazer as coisas com mais tranquilidade.
             Neste sentido, sabemos que existe uma linha de pensamento que caminha nesta direção.
              É o movimento Slow, uma corrente de pensamento que prega a desaceleração. Ele já está em diversas áreas, como na alimentação com o slow food, na moda com o slow design e na criação dos filhos com o slow kids ou slow parenting. O precursor dessa ideia é o escritor e jornalista Carl Honoré, autor de dois livros que dão base para o movimento, “The Power of Slow” e “Under Pressure”.

Os 10 princípios do Slow Kids:
1.  Desligar todo tipo de tecnologia por pelo menos 1 hora por dia (mais é melhor).
2.  Ser os pais – deixar de tentar ser os amigos do seu filho.
3.  Cultivar a habilidade de observar seus filhos, e outras crianças, e ser atento nessas  observações. Perceber as diferenças das várias idades.
4.  Casas são as primeiras escolas, pais os primeiros professores. Entenda os valores e a importância do seu papel.
5.  O trabalho de uma criança é brincar.
6.  Você deu a vida, mas você não é a vida do seu filho.
7.  Ok dizer não. Estabeleça limites.
8.  Menos é mais – criatividade muitas vezes nasce do tédio.
9.  Entenda, respeite e honre sua comunidade – dentro e fora de casa.
10.  Aprenda a cultivar espaços silenciosos durante o dia e ter tempo pra esvaziar a mente.

Para saber mais sobre isto, clique em http://www.slowkids.com.br/

Para muitos pais, porém, o período de férias representa um desafio, pois eles querem encontrar formas seguras de cuidar e entreter os filhos. Então, como programar as atividades das crianças, já que elas reclamam ao ficarem sozinhas em casa, longe dos amigos?

         É uma ótima oportunidade para conversar mais com os filhos, combinar juntos o que será melhor para todos, como fazer as refeições juntos e aproveitar os momentos para passeios e brincadeiras, seja um piquenique, um passeio ao clube ou os programas culturais disponíveis na cidade.
        Manter os contatos sociais com pessoas da família, como avós e primos, também é muito significativo. Partilhar momentos em família é fundamental para a formação da criança e deixa recordações para a vida inteira.

O contato com os amigos da escola também é uma forma agradável de diversão. Podem passar o dia um na casa do outro ou combinar passeios, estreitando desta forma os laços de amizade.                             

A palavra férias remete a descanso, passeio e diversão, mas também é possível aproveitar as férias para aprimorar certas habilidades, como participar de oficinas de artes, aprender a tocar um instrumento musical, conhecer mais sobre a cultura de determinado local, ler aquele livro que estava com vontade ou ouvir uma boa música.
                                                       Compartilhando o Diário de Férias na volta às aulas

Aqui no colégio, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I costumam levar uma atividade de férias, com o propósito de estabelecer conexão com os assuntos dos projetos, pois o trimestre é interrompido pelas férias. Há uma grande preocupação em garantir o período de descanso da rotina escolar e, por isso, cuidamos da dosagem da atividade, para que seja interessante, leve e que possa ser compartilhada com os familiares.

Outras sugestões para férias saudáveis e descontraídas e que envolvam parentes e amigos: temporada com os avós; rever álbuns de fotografias ou passar um tempo em colônia de férias com atividades recreativas e esportivas; fazer passeios ecológicos; andar de bicicleta e fazer piquenique no parque; ir a circos, museus, espaços culturais, teatros, cinemas, além de proporcionar momentos com os amigos em casa, em que possam brincar com seus próprios brinquedos.

 Mais dicas sobre o tema:


Esse período é necessário para que alunos e a equipe pedagógica “recarreguem as baterias” e aproveitem cada momento para depois retornarem às aulas com mais disposição para a aprendizagem e para a vida que segue.

Boas férias a todos!

Um comentário:

  1. Ótima matéria, as ferias uma boa oportunidade para melhorar o dialogo com os filhos e estreitar laços afetivos que ficam um pouco esquecidos na correria do período letivo...Parabéns pela matéria..

    ResponderExcluir