segunda-feira, 28 de julho de 2014

REINICIAR...

As férias chegaram ao fim, já é hora de retornar. Todos voltam às suas atividades como estudantes e educadores, readaptando-se à rotina diária. 
  
Voltar a conviver em grupo é sempre um desafio. Por isto, as atividades que serão propostas têm grande importância no processo de reintegração do grupo, e as crianças vão, aos poucos, se envolvendo. 

 

Na Educação Infantil desenvolvemos o trabalho com os “Registros de Férias”, criando oportunidade para que cada criança compartilhe suas vivências. Todos estarão ansiosos e curiosos para saber como foram as férias e contar o que fizeram.

 

No Fundamental 1, após o reencontro, iniciaremos o fechamento do 2° trimestre, promovendo várias ações para avaliar os alunos em seu processo de aprendizagem, com o objetivo de verificar a evolução de cada um.

Toda a variedade de instrumentos que usamos no dia a dia serve para identificarmos as necessidades, uma vez que cada um possui ritmo e formas de aprendizagem diferentes.

Nos meses de maio e junho foram realizados estudos do meio, trabalhos em grupo, debates, relatórios de observação e atividades avaliativas. No mês de agosto tomamos um maior cuidado com relação à retomada dos conteúdos e, para isso, usamos a lição de férias como uma das estratégias. No 3° ano é realizada uma orientação de estudos em sala de aula, com a professora; a partir do 4° ano, gradativamente, segue um cuidadoso roteiro de estudos para casa, como preparação para a realização da prova trimestral.

 

Acreditamos que esse período é decisivo para o aluno tomar consciência do seu percurso escolar e, principalmente, dedicar-se aos estudos, caso não tenha apresentado um bom desempenho no 1° trimestre. Por isso, os alunos também realizam, junto com o professor, uma autoavaliação, com a finalidade de identificar quais pontos têm que ser melhorados e ajustá-los no decorrer do trimestre.

Neste período de retomada das atividades, a participação e a colaboração dos pais é muito importante.

O retorno às aulas no 2º semestre demanda uma organização especial dos alunos do Fundamental 2 e do Ensino Médio, pois com a volta em agosto temos o início da semana de provas trimestrais. Depois de um mês de merecidas férias, é hora de darmos continuidade ao ritmo diário de estudos necessário a cada disciplina. Assim, toda a equipe pedagógica – professores e tutores – assume um papel fundamental de orientadores do processo de estudo para as provas nesta época do ano.

Aos professores, cabe orientar os alunos neste processo de retomada dos conteúdos, seja nas revisões feitas nos primeiros dias de aulas de agosto, em que relembram em sala quais foram os itens da matéria estudados até o final de junho, seja nas orientações específicas de estratégias de estudo para cada disciplina. Às tutoras das turmas, cabe fazer uma discussão com a classe sobre as estratégias individuais de estudo para as provas e promover o intercâmbio destas experiências. Desta forma, é possível abrir espaço na escola para a colaboração entre os próprios alunos sobre as formas e as técnicas de estudo ainda não exploradas por todos.

Desejamos a todos um retorno tranquilo, com a expectativa de muitas novidades e aprendizagens significativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário