REINICIAR...
As férias chegaram ao fim, já é hora de retornar. Todos voltam às suas
atividades como estudantes e educadores, readaptando-se à rotina diária.
Voltar a conviver em grupo é sempre um desafio. Por isto, as atividades
que serão propostas têm grande importância no processo de reintegração do
grupo, e as crianças vão, aos poucos, se envolvendo.
Na Educação Infantil desenvolvemos o trabalho com os “Registros de
Férias”, criando oportunidade para que cada criança compartilhe suas vivências.
Todos estarão ansiosos e curiosos para saber como foram as férias e contar o
que fizeram.
No
Fundamental 1, após o reencontro, iniciaremos o fechamento do 2° trimestre,
promovendo várias ações para avaliar os alunos em seu processo de aprendizagem,
com o objetivo de verificar a evolução de cada um.
Nos
meses de maio e junho foram realizados estudos do meio, trabalhos em grupo,
debates, relatórios de observação e atividades avaliativas. No mês de agosto
tomamos um maior cuidado com relação à retomada dos conteúdos e, para isso,
usamos a lição de férias como uma das estratégias. No 3° ano é realizada uma
orientação de estudos em sala de aula, com a professora; a partir do 4° ano,
gradativamente, segue um cuidadoso roteiro de estudos para casa, como
preparação para a realização da prova trimestral.
Acreditamos
que esse período é decisivo para o aluno tomar consciência do seu percurso
escolar e, principalmente, dedicar-se aos estudos, caso não tenha apresentado
um bom desempenho no 1° trimestre. Por isso, os alunos também realizam, junto
com o professor, uma autoavaliação, com a finalidade de identificar quais pontos têm que ser melhorados e ajustá-los no
decorrer do trimestre.
Neste período de retomada das atividades, a participação e a colaboração dos pais é muito importante.
O
retorno às aulas no 2º semestre demanda uma organização especial dos alunos do
Fundamental 2 e do Ensino Médio, pois com a volta em agosto temos o início da
semana de provas trimestrais. Depois de um mês de merecidas férias, é hora de
darmos continuidade ao ritmo diário de estudos necessário a cada disciplina.
Assim, toda a equipe pedagógica – professores e tutores – assume um papel
fundamental de orientadores do processo de estudo para as provas nesta época do
ano.
Aos
professores, cabe orientar os alunos neste processo de retomada dos conteúdos,
seja nas revisões feitas nos primeiros dias de aulas de agosto, em que
relembram em sala quais foram os itens da matéria estudados até o final de
junho, seja nas orientações específicas de estratégias de estudo para cada
disciplina. Às tutoras das turmas, cabe fazer uma discussão com a classe sobre
as estratégias individuais de estudo para as provas e promover o intercâmbio
destas experiências. Desta forma, é possível abrir espaço na escola para a
colaboração entre os próprios alunos sobre as formas e as técnicas de estudo
ainda não exploradas por todos.
Desejamos
a todos um retorno tranquilo, com a expectativa de muitas novidades e
aprendizagens significativas.
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