segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Dia dos Pais

A comemoração do Dia dos Pais na escola

Sempre entendemos as datas comemorativas como uma especial oportunidade de proporcionar um encontro. 

No início, nos anos 70 e 80, a expectativa das famílias era a de ver as crianças se apresentarem, em geral um musical ou pequenas leituras de poemas e dramatizações. Os pais saíam do trabalho, vestidos com seus ternos e gravatas e sentavam-se somente para assistir. As crianças preparavam presentes como escovas para engraxar sapatos, flanelas para limpar o vidro dos carros, objetos para escritório.

A partir dos anos 90 houve uma mudança de comportamento e de valores, a relação dos pais com seus filhos foi se modificando e a escola entendeu que a manutenção destes encontros no ambiente escolar é fundamental.
Nas cartinhas ditadas ou escritas pelas crianças, uma coisa nunca mudou: o desejo de todos os filhos é o de passar mais tempo com seus pais; assim, a escola pode colaborar e se emocionar junto com todos.
 
Hoje, mesmo mais disponíveis para os filhos, nem todos os pais podem se ausentar do trabalho durante a semana para trazê-los ou buscá-los na escola; então, esta é mais uma oportunidade de ver seu filho junto com as outras crianças, conhecer os outros pais e perceber a relação de seu filho com a professora e demais pessoas da escola.

Nossas propostas agora privilegiam sempre a interação, o “fazer junto”, o compartilhar; por esta razão, a comemoração acontece aos sábados.  Elas são sempre relacionadas ao que vivemos na escola – assim, os pais podem também saber e acompanhar de perto o que as crianças estão aprendendo. Nos últimos anos fizemos construção de máquinas sonoras, pintura em azulejos portugueses, passeio e brincadeiras antigas na praça, visita a museu, enfim, momentos interessantes e que condizem com a proposta pedagógica da escola. 

 


Neste sábado, esperamos pelos pais dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I para mais um delicioso encontro.
A partir do Ensino Fundamental II, os alunos já não desejam este encontro na escola, mas sabemos que o momento de estar juntos, o diálogo, o tempo compartilhado serão necessidades para a vida toda.
Que seja um feliz Dia dos Pais com seus filhos!

Clique aquiEste link também fala de modo interessante sobre o papel dos pais na vida dos filhos.

Um comentário:

  1. Parabens. O Hugo já nos surpreendeu positivamente em vários momentos. Mesmo naqueles que precisamos discutir o que seria melhor para o nosso filho. Quando a Nivia passou o dia dela neste formato de comemorar o dia das mães, ela se emocionou. Cheguei a pensar que somente seria com elas.. aquela pontinha de ciumes calado... Mas, o nosso dia dos pais chegou e tive o meu momento com o Felipe de participação, compartilhamento, uma parceria... fiquei admirado e muito feliz. Participar, interagir com o Felipe foi otimo. Dividimos o momento da pintura do azulejo, e confesso que em outras escolas, receberia pronto sentado em uma quadra e após ele dançar ou cantar. Temos o nosso azulejo com pintura portuguesa, com seu borrãozinho... e pena que a minha fase já que ele esta no fundamental II ja era ....Que os próximos pais e mães, curtam esta forma de celebrar e que voces a mantenham viva. Parabenes e obrigado pelo momento Mauricio Colin

    ResponderExcluir