quarta-feira, 27 de maio de 2015

Atenção e memória

Até a ciência explica por que é importante prestar atenção, fazer lição de casa e dormir bem.
Por Simone Violante

Quantas vezes já dissemos aos nossos alunos e filhos: “Como você quer aprender sem prestar atenção?” 

A atenção é a habilidade de estar focado num objeto, numa atividade, numa informação. 

Memória pode ser definida como a aquisição, conservação e evocação de informações. Faz parte do  aprendizado a aquisição de dados e as lembranças são a evocação do que foi armazenado. A  memória não é só a retenção de conhecimento, mas também é ativadora da imaginação, interpretação, reinvenção, as quais atuam sobre o que é recordado pelo indivíduo. A memória é a capacidade do ser humano em conservar e relembrar mentalmente conhecimentos, conceitos, vivências, fatos, sensações e pensamentos experimentados em tempo anterior. A memória refere-se à retenção de habilidades adquiridas ou de informação e em situações cotidianas, ou seja, está relacionada a grande parte do que aprendemos durante a vida escolar.

E o esquecimento? Ele é a falta de evocação desses dados. Nosso cérebro tem a capacidade de guardar aquilo que julga importante – por motivos diferentes: interesse, motivação, afeição, trauma etc – e deixa de lado tantas outras coisas.

Os  mecanismos pelos quais a memória é adquirida são complexos e passam por diversas etapas, além de ocorrerem em diferentes partes do cérebro.

Se houver falhas em alguma etapa, a memória fica comprometida.  Não é possível evocar uma informação se ela não foi devidamente arquivada. Para que o ser humano possa reter na memória  determinada informação, é necessário que sua atenção esteja voltada para isso. Sem atenção, não há qualquer possibilidade de guardar-se um fato e, sem guardá-lo, não há como recuperá-lo depois.

E mesmo que o cérebro seja capaz de retê-lo, sua consolidação depende de alguns fatores: a frequência da sua utilização e das alterações cerebrais que ocorrem durante o sono. O conteúdo trabalhado na escola, por exemplo, será evocado em outros momentos e a lição de casa auxilia neste processo com a retomada dos fatos e dados, sua aplicação e repetição. Além disso, a memória é consolidada quando a pessoa está dormindo. Se ela não dorme, o registro não acontece. Estudos mostram que entre os jovens as falhas frequentes do processo de memorização estão relacionadas a problemas como distúrbios do sono ou déficit de atenção – quem dorme mal ou pouco, pode mostrar-se mais irritado e com menor capacidade de concentração durante o dia, o que vai incidir diretamente na memória, com os reflexos neuronais lentos que comprometem também o raciocínio. Por isso, é importante insistir e garantir noites bem dormidas.

O uso de álcool e outras drogas psicoativas também interfere na memorização: adolescentes com dependência de álcool, por exemplo, apresentam mais dificuldade em recordar palavras e desenhos geométricos simples após um intervalo de 10 minutos, em comparação a adolescentes sem dependência alcoólica. 

O mundo eletrônico também pode interferir diretamente na atenção. Com os smartphones, a internet na palma da mão leva os alunos a desviarem a atenção para jogos, troca de mensagens, postagens em redes sociais nas horas “mais erradas” – a tentação de usar o celular durante as aulas e à noite, antes de dormir, podendo invadir a madrugada.

A saúde do cérebro depende de uma série de atividades e ações. Para uma memória saudável e eficaz é preciso começar a treinar desde cedo através dos jogos de atenção e memorização, oficinas,  leituras etc. E não basta apenas ler, é preciso também dialogar, expor opiniões, pois, durante a atividade argumentativa, o cérebro é requisitado para opinar e replicar. Assim, a argumentação é fundamental para a memória. 

Algumas dicas para ajudar pais e alunos a manterem o foco! 

• Criar uma rotina de sono – estabelecer um horário limite para dormir e acordar é uma das melhores maneiras de espantar a sonolência da manhã. As crianças necessitam entre 9 e 10 horas de sono ininterrupto. Os adolescentes precisam dormir de 8 a 9 horas e meia  por noite;



• Escolher o alimento certo na hora certa – nunca sair de casa sem café da manhã e não ingerir alimentos estimulantes antes de dormir, como chocolate e cafeína;


•  Antes de dormir, manter os aparelhos eletrônicos (computador, smartphone, videogame, TV) desligados;
•  Organizar a rotina para os estudos em casa como horário e local para fazer a lição;
•  Estimular a atividade mental com hobbies e leituras;
•  Fazer intervalos frequentes entre as atividades para garantir melhor nível de concentração.

Para saber mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário