terça-feira, 2 de junho de 2015

Por que estudar sobre a China?

Por Theodora Maria Mendes de Almeida

Sempre achei que o que mais me interessa no trabalho como educadora é aprender junto com os alunos. Não ao mesmo tempo, nem do mesmo jeito, mas ir descobrindo e se encantando com as possibilidades de cada tema de estudo.

Estudar sobre um país ou uma cultura específica amplia enormemente o conhecimento de mundo, a visão do que é diferente,  nos faz perceber e compreender as influências que sofremos mesmo sem saber.  


A China é uma das mais antigas civilizações do mundo. Nos últimos anos, notícias sobre o crescimento da China como potência mundial têm ampliado a curiosidade sobre este país: como vivem, como se organizam, quais seus valores e interesses, como fazem para manter suas tradições e conhecimentos?

Acreditamos que estudar História não é apenas conhecer e entender os caminhos trilhados pelo ser humano no passado, mas realizar uma leitura critica de nosso presente, compreendendo a forma como nossa sociedade está constituída atualmente.

A China Antiga já foi tema de estudos de muitos grupos de alunos, mas a ideia de revisitar o assunto neste ano surgiu quando assisti ao filme MADE IN CHINA, de Estevão Ciavatta e Regina Casé. Esperava ver um filme divertido, mas foi mais do que isto, pois trouxe o questionamento  sobre o reflexo da economia de um país sobre o outro, as consequências para a economia, as relações sociais e o equilíbrio de todo o planeta.


Um tema de projeto rico como este, proposto para toda a escola, proporciona a todos enorme rede de aprendizagem. Todos pesquisam, aprendem e ensinam juntos: professores, alunos e pais.


Ler os contos é uma maneira de ir entrando neste universo. Mas, não se trata só de ler e escrever sobre o tema, o que já seria importante, mas descobrir as imagens, os sabores, os pensamentos e ensinamentos profundos. Um povo que inventou tantas coisas que mudaram o rumo da história da humanidade como o papel, a bússola, a pólvora, o macarrão, dentre tantas outras coisas.

Para o estudo das Ciências Sociais, no Fundamental I trabalhamos com diferentes fontes históricas, como jornais, fotografias, livros, músicas, mapas, lendas, pinturas etc., com o propósito de ajudar os alunos a entenderem a construção da história e suas transformações. 
A intenção principal é ensinar que a História se constrói sob diferentes pontos de vista, por isso apresentamos uma diversidade de gêneros e favorecemos a interpretação de cada um. 

A exploração do mapa-múndi nos leva a pensar sobre a distância que nos separa, as dimensões deste país e a diversidade de paisagens e biomas.

A medicina, a alimentação e a filosofia do bem estar, as artes marciais, tantos temas importantes para experimentar e conhecer. O plantio do chá e o hábito cerimonial de tomar esta bebida, que aquece e traz saúde, será apresentado a todos para que sintam também o sabor da China.

 



As vivências já começaram com a experimentação do Tai Chi Chuan, no Dia das Mães, as primeiras produções artísticas e leituras.

 

Os alunos do Grupo 4 começaram suas pesquisas pelos animais e o encantador Urso Panda, comedor de bambu, despertou imenso interesse! Descobriremos juntos a enorme variedade da fauna e da flora deste imenso e diverso país. Com auxilio dos encaminhamentos das Ciências Naturais, levantaremos hipóteses e consultaremos textos informativos sobre estes animais e seus habitats.

Estamos preocupados também em fazer com que os alunos reflitam sobre as questões relacionadas ao consumo e à degradação do planeta, questionando e refletindo sobre o futuro que queremos.

Os alunos do Fundamental II e Ensino Médio começaram fazendo uma visita ao Templo Zu Lai e ouvindo uma palestra com convidados do Instituto Sidarta sobre a cultura chinesa e o mandarim.

 


Todo projeto pressupõe um produto final no qual se compartilha o que foi aprendido. Neste caso será a Exposição, evento tradicional do Colégio que acontece em setembro, quando reuniremos o resultado deste aprendizado, desde a educação infantil até o ensino médio. 

Aspectos como: descobertas, arte, medicina, alimentação, língua escrita e falada, ambiente, economia e tantos outros serão representados por todos,  cada classe conforme suas possibilidades e interesses.

Contamos com a colaboração de todos que puderem enviar materiais para o enriquecimento do tema – livros, fotografias, brinquedos, o que puder enriquecer as pesquisas.

Venha viajar conosco! 



PARA SABER MAIS:

Documentários 

- A Mariposa do Império sobre a produção de seda na China:

- O mundo segundo os brasileiros

- A cidade proibida

- A história da China

- Documentário Natgeo

Outros links


- O mundo segundo os brasileiros - Pequim

- Destino Educação 

- Receitas Chinesas

- As festas

Jogos

Para jogar on line

Arte

2 comentários:

  1. As meninas estão encantadas com a cultura chinesa e as vivências como a cerimônia do chá, o tai chuan, os pagodes... Sei que vai ficar para a vida toda em suas memórias!
    Rosana ( mãe da Maria Luísa e Ana Carolina)

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post e as dicas para aprendermos mais com esse fascinante projeto!!
    Ainda me lembro da cerimônia do chá que tivemos quando eu era aluna do Hugo :)
    Abraços
    Fabia

    ResponderExcluir