quarta-feira, 24 de junho de 2015

A biblioteca como um espaço de aprendizado e lazer

Por Beth Zemuner - Bibliotecária

Entende-se que a biblioteca não é um local inerte ou neutro. É, sim, um lugar para onde convergem informações sobre o mundo, fragmentos do saber e da realidade, além de ficção e obras verossímeis. Em outras palavras, pode apresentar-se em duas vertentes: segundo Brettas (2010), ela tem a função e a possibilidade de influenciar uma coletividade quanto à sua identidade e ideologia, e a de estimular a leitura quanto à produção de novos conhecimentos, bem como quanto à fruição do lazer.


A Biblioteca Patrícia Helena Mendes de Almeida (nome de nossa fundadora, apaixonada por livros) visa atender às necessidades informacionais de nossos alunos, equipe pedagógica e pais de alunos do Colégio Hugo Sarmento. Possui um acervo de mais de 11.000 títulos, 70 DVDs e 250 CDs, que compreende todas as áreas do saber, com um enfoque maior para a literatura infanto-juvenil e a arte. Temos também livros em inglês e espanhol para todas as idades. 

 

A escolha do acervo é criteriosa. Durante o ano incorporamos diversos livros novos ao nosso acervo, com destaque para os que fazem parte dos projetos (como o Projeto África, Grécia, Aves, Cultura Indígena, Nutrição, China, entre outros), além de livros para leitura em sala de aula, novidades do mercado editorial e uma parte reservada especialmente para orientação aos pais, que disponibilizamos nas nossas Rodas de Biblioteca de Pais, para auxiliá-los na tão desafiadora e gostosa tarefa de educar. 


Configura-se a biblioteca, pois, como um espaço sociocultural que dispõe de produtos e serviços informacionais e culturais, possuindo em seu acervo uma ampla gama de assuntos. Assim, ela aparece como uma instituição fundamental para cumprir tal objetivo. 

 

A biblioteca realiza, ainda, alguns eventos, como a Livromania, encontro com autores e ilustradores que ocorre a cada 2 anos e neste ano, pela primeira vez, a Troca de Livros, na qual propusemos aos alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, trazer até três livros para trocar por outros (de igual interesse), incentivando-os a mergulhar nesse mar de sensações boas que é separar um livro especial para que outra pessoa possa desfrutar da história por ele lida anteriormente. 

TROCA DE LIVROS

CHUVA DE POESIAS

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Promove, ainda, a visita de Editoras, com seus promotores especializados em educação para oferecer suporte aos professores para a escolha dos livros para os alunos.

A biblioteca ainda oferece um ambiente aconchegante para estudos e, nos intervalos das aulas, atividades lúdicas voltadas para o desenvolvimento cognitivo das crianças, como interação com jogos de tabuleiro ou de cartas.


Procuramos ouvir o que os alunos nos pedem – se para os adultos o apoio é a função mestra, na biblioteca infanto-juvenil o objetivo maior deve ser o acolhimento e o estímulo à leitura e à busca de conhecimento. É isso que nós do Colégio Hugo Sarmento buscamos, identificar e tornar acessível esse conhecimento.

A BIBLIOTECA NAS FÉRIAS

Em julho, nossa biblioteca estará aberta para o empréstimo de livros para  crianças e adultos. 

Reserve o seu e divirta-se!


BIBLIOGRAFIA

BRETTAS, Aline Pinheiro. A biblioteca pública: um papel determinado e determinante na sociedade. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Belo Horizonte, v. 24, n. 2, p. 101-118, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/biblos/article/view/1153/1030>. Acesso em: 24 nov. 2014.

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