Apesar da pouca familiaridade com a esfera jornalística, as crianças têm acesso a jornais televisivos e sabem que a função principal das notícias é a de informar a respeito do que está acontecendo no mundo em que vivemos.
Criar o hábito da leitura de jornais em sala de aula amplia o vocabulário e a compreensão de textos. Aqui no colégio, usamos o jornal também como ferramenta de pesquisa e investigação sobre os fatos cotidianos.
Segundo Ana Teberosky, “Existem duas maneiras de conhecer o que existe à nossa volta: por meio de experiência vivida ou por meio da experiência referida. A notícia faz parte do gênero de tipo informativo derivado, por especialização, do gênero mais amplo da narração histórica. O gênero informativo e o critério verídico dos fatos referidos caracterizam a notícia jornalística.”
Para conhecer melhor esse tipo de texto, os alunos do 3°ano iniciaram a “Roda semanal de Notícias” , ampliando assim sua visão de mundo, pensando sobre as informações e discutindo pontos de vista .
Inicialmente fomos dando oportunidade aos alunos de manusearem o jornal por inteiro – buscaram os cadernos que mais os interessaram, vendo fotos e lendo títulos, subtítulos e o início de cada reportagem, para saber se valeria seguir até o final.
Depois de o manusearem, perguntamos às crianças: O que poderíamos encontrar no jornal? Prontamente responderam:
– O que aconteceu no dia.
– Informações sobre a cidade.
– A previsão do tempo.
– Às vezes os cientistas olham os jornais para saberem o que está acontecendo.
Após nossa conversa, partimos para o principal objetivo: trabalharmos o conceito do lide (abertura da notícia), que transita pelas seguintes perguntas:
Quem?
O quê?
Quando?
Onde?
Como?
Por quê?
Este gênero textual está presente nas diversas situações que permeiam nosso cotidiano em revistas e jornais, impressos ou virtuais e, por isso, aproveitamos o Projeto Água como tema de investigação e debate. Montamos um painel de notícias para compartilhar com todos da escola.
A primeira notícia que lemos foi sobre a dessalinização da água (Revista Veja: A solução que veio do mar – 20/05/2015). Nosso objetivo foi despertar nos alunos a curiosidade pela palavra dessalinização, o que de fato ocorreu e, assim, conversarmos sobre a estrutura da notícia ganharia um outro significado.
Conversamos bastante sobre esta palavra, criaram hipóteses sobre o seu significado e, por fim, procuraram no dicionário para conferir. Em seguida lemos o lide e perguntei se queriam que continuasse a leitura e a resposta foi: “Simmmmm!!!”
Ouviram atentamente toda a notícia e discutimos sobre as descobertas. A partir daí, a cada semana uma dupla de alunos traz uma notícia sobre o assunto da água para discutirmos e aprofundarmos os seus aspectos explícitos e implícitos.
Uma das notícias que chamou mais a nossa atenção foi sobre a estiagem no sistema Cantareira. As perguntas (após a leitura do lide) foram:
– O que é estiagem?
– Mas, se está chovendo por aqui, por que não chove lá onde precisa?
– Qual é o tamanho do Cantareira?
– O que é manancial?
Nem todas as respostas estavam ali e, após a leitura do restante da reportagem, fomos em busca de mais informações em textos informativos científicos, estimulando a curiosidade e completando os conhecimentos.
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