quarta-feira, 9 de setembro de 2015

A Educação Física para além da quadra

Por Raquel Salge

Quando pensamos em Educação Física, logo imaginamos: bolas, coletes de times, jogos e exercícios. No entanto, no Colégio Hugo Sarmento, esta disciplina vai além deste olhar e também está atenta ao aspecto físico dos alunos.

Todos os anos, em nossas aulas, os alunos do ensino fundamental I têm suas medidas de peso e altura aferidas. Com estes dados, calculamos o IMC (Índice de Massa Corporal) de cada um.

O IMC é uma medida de referência internacional reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O cálculo é simples, mas permite uma avaliação geral para definir se a relação peso/altura está correta para a faixa etária. Para determinar o IMC, basta dividir o peso do indivíduo (massa) pela sua altura ao quadrado. A massa deve ser definida em quilogramas (kg) e a altura, em metros. 

A análise do resultado é realizada com base em uma tabela que considera a idade e o sexo, permitindo a identificação de situações que caracterizem baixo peso, peso normal, sobrepeso ou obesidade.


 O foco deste trabalho são os alunos do 5º ano, fase que coincide com a chegada da pré-adolescência. Neste período, que começa por volta dos 10 anos de idade, inicia-se um grande processo de mudanças físicas e emocionais. Estar mais atento às mudanças e alterações do peso é ainda mais fundamental para a chegada saudável a esta fase, repleta de novidades. A família tem um papel essencial para estabelecer uma rotina saudável; por isso, os dados coletados são compartilhados e discutidos com os pais em reunião presencial, momento em que dúvidas podem ser esclarecidas e são dadas orientações simples.
O equilíbrio é a palavra chave para a manutenção de um corpo saudável. Este equilíbrio é encontrado na relação entre gasto e consumo de energia.


Se ingerirmos mais calorias do que gastamos, o corpo irá armazenar em forma de gordura e, se o contrário acontecer, iremos perder peso. Com a chegada da adolescência, este equilíbrio muitas vezes é quebrado. O adolescente brinca menos e geralmente faz escolhas por alimentos hipercalóricos.  

Saber escolher é fundamental. Pensando nisso, na disciplina de Ciências, os alunos do 5º ano aprendem noções básicas de nutrição, leitura de rótulos de alimentos, nutrientes, além do preparo de alimentos saudáveis e gostosos. Com este aprendizado, eles mesmos conseguirão fazer escolhas mais saudáveis e conscientes.

 
        
Um dos grandes problemas atuais, relacionados à saúde, é o crescimento da prevalência de sobrepeso e obesidade. O que antes era um problema exclusivo de algumas regiões e classes sociais, hoje não é mais, atingindo o Brasil de forma geral. O IBGE mostrou, neste mês, que o Brasil está engordando. Se continuarmos nesta crescente, em 10 anos estaremos iguais ao país mais gordo do mundo, os EUA, onde um terço da população está acima do peso adequado. 

Pequenas alterações na rotina da família e do adolescente ajudam a encontrar o equilíbrio para uma vida mais saudável.

Nossos alunos do 5º ano estão em plena mudança e nós estamos atentos para ajudá-los a se cuidar e a se conhecer, atuando com uma abordagem multidisciplinar, a fim de assegurar a transição para o próximo ciclo da vida escolar de maneira saudável e estimulando a conquista de bons hábitos para toda a vida. 

3 comentários:

  1. Muito bom saber que o colégio está atento a essa transição do aluno. Parabéns!
    Naldo

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  2. É de suma importância se preocupar com nossos alunos. Parabéns!

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  3. É de suma importância se preocupar com nossos alunos. Parabéns!

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