quarta-feira, 9 de março de 2016

Homenagem aos professores nos 50 anos da escola

No dia 1º de março, comemoramos oficialmente os 50 anos de fundação da escola. Nesta cerimônia, homenageamos os funcionários mais antigos e cada um falou sobre o significado da escola em suas vidas. 

Publicamos aqui os depoimentos emocionados das professoras Tania Vasone, de Artes, e Lia Granado, do 5º ano.

  

Professora Tania:


Para mim, estar aqui nesta comemoração dos 50 anos da escola é muito emocionante.

Pensando nisto, me vem à memória a primeira lembrança de quando aqui cheguei para a entrevista, há 23 anos. A arquitetura da escola foi a primeira coisa que admirei. Moderna, arejada, arrojada, as amplas salas e, vindo delas, o som das crianças! Havia um misto de música e risos no ar. Um novo olhar e as paredes cheias de trabalhos, de cores, de arte.

Encantada com tudo, comecei a trabalhar com total liberdade, muitos materiais, alunos encantadores, colegas criativos, diretora maravilhosa.

Patrícia, fonte de inspiração por sua genialidade, sua maneira de enxergar o mundo, sua natureza inquieta sempre a criar, inventar e refletir, a impulsionar a minha capacidade de evoluir, de me aprimorar.

Um ano depois, minhas filhas ainda pequenas vieram para esta escola, que escolhi por ser a escola dos meus sonhos.

Aqui encontrei um espaço para crescer, aprender. Aqui fiz grandes amigos. Apaixonei-me pelos alunos, suas famílias, nossas vidas se misturaram no cotidiano do fazer da arte, na liberdade do afeto, do carinho e do saber.

Este espaço se transformou em minha casa, todas estas pessoas em parte de minha historia, minha grande família, minha maneira de viver.

Hoje, depois de tantos anos, ainda sinto a mesma alegria ao acordar e vir trabalhar. Encontro ainda estas outras pessoas maravilhosas, que também são fonte de inspiração por sua genialidade, este sentimento de liberdade, esta alegria de compartilhar, de criar, de ser incentivada e querida.

Parabéns ao Colégio Hugo Sarmento e às pessoas sensíveis e incríveis que aqui estão a nos guiar, nesta grande aventura que é educar vocês, meus queridos alunos!!!!

Professora Lia :


Há 20 anos pude participar do aniversário de 30 anos desta escola! Lembro que a escola estava lançando o livro A Hora do Lanche! Na época eu achei que era bastante tempo para uma escola; o que não imaginava era que eu iria comemorar tantos outros aniversários junto com vocês! 

Lembro quando comecei a dar aula no Bola de Neve, não sabia nada de Educação! Sabia de computadores, mas de Educação, quase nada. Aprendi muito aqui...  Sobre como ensinar, o que ensinar, sobre Artes, Matemática, sobre o mundo e tantas outras coisas que iria precisar de mais um dia de festa para terminar esta lista. Mas, de tudo, de tudo mesmo acho que o mais importante foi o que aprendi como ser humano... A ouvir, a perceber que todos temos tempos diferentes e que precisamos ser muito sensíveis para realmente tocar o outro. 

Outro dia estava conversando com meus amigos e eles disseram que achavam que eu era uma das únicas pessoas que eles conheciam que realmente era feliz no trabalho. Achei aquilo muito estranho, porque nunca consegui separar o meu trabalho de felicidade. Talvez porque tenha tido muita sorte de ter encontrado esta escola! De ter encontrado a Tica, que sempre me incentivou a ser uma pessoa melhor! De trabalhar com pessoas muito bacanas e que, assim como eu, são felizes aqui! De ter alunos que compartilham comigo tanta coisa boa, todas as tardes!

O que eu não imaginava há 20 anos, neste mesmo dia, é que eu estaria aqui comemorando os 50 anos de um dos maiores presentes que eu ganhei na minha vida: esta escola. Sim, meus amigos têm razão! Sou realmente muito feliz!

Um comentário: