quarta-feira, 22 de março de 2017

A leitura de rótulos de alimentos como fonte de pesquisa e de crítica

Por Rosana Maria Dell’Agnolo, Simone Violante, Lia Granado e Marcos David Muhlpointner

Rótulos no dia a dia: Basta ler ou devemos entender? Queremos formar indivíduos preparados para gerirem suas vidas no ambiente em que vivem com critérios amplos de conhecimento. 

Os alunos da 2ª série do EM foram surpreendidos com um café da manhã na aula de Biologia para introduzir o tema sobre alimentos, nutrientes e substâncias químicas nos seres vivos.


Nas aulas de Química, um recorte interessante é o estudo e interpretação dos rótulos de alimentos, remédios, produtos de limpeza, entre outros.

Na busca deste objetivo, os alunos da 2ª série do Ensino Médio fizeram uma visita ao supermercado “Natural da Terra”, próximo à escola, para uma pesquisa em grupo sobre rótulos dos produtos.


 

O aluno pergunta “...para que rótulo nos alimentos?”. O rótulo vai orientar o consumidor sobre a quantidade e a qualidade dos constituintes nutricionais do alimento, a presença de componentes que podem provocar alergias ou doenças adquiridas na alimentação, favorecendo, então, uma escolha apropriada. Dessa forma, o aluno percebe que um rótulo não faz parte apenas do cotidiano dos químicos, médicos, farmacêuticos ou empresas de fiscalização mas, também, tem grande importância para o consumidor. A química torna-se, então, parceira dos alunos ao trazer seus conteúdos de série ao projeto “Rotulando”. E isto foi só o começo.


O estudo dos rótulos dos alimentos faz parte da vida das crianças logo nos primeiros anos. Elas abrem suas lancheiras e lá está aquele monte de informações escritas. Nas aulas de Ciências Naturais do 5º ano, durante o projeto Nutrição, em diversos momentos trabalhamos com os rótulos. Começamos desvendando a tabela nutricional e, por meio dela, descobrimos quais são os nutrientes de que o ser humano necessita para ter uma alimentação saudável.

Normalmente esta primeira exploração vem acompanhada de perguntas sobre a quantidade necessária de cada nutriente. Uma simples leitura de rótulos gera muitas perguntas interessantes que, para serem respondidas, utilizamos outras fontes de pesquisa. Aos poucos o grupo vai descobrindo que, para termos uma alimentação saudável, não existe uma fórmula mágica, mas, sim, que devemos buscar um equilíbrio na ingestão dos diversos nutrientes. 

Em um segundo momento, é lançada a pergunta: “Vocês realmente sabem o que estão comendo?”. Normalmente respondem que sim. Que aquele suco de uva do recreio é um suco de uva natural. Qual não é a sua surpresa ao descobrirem, na lista de ingredientes, a quantidade de açúcar existente em uma pequena caixa ou mesmo que muitos sucos levam maçã em sua composição. Sem contar todos os “antes”, acidulantes, corantes, conservantes... quase infinitos.



Com isso, a visão dos alunos vai mudando, pois começam a ler os rótulos e a pensar sobre o que estão ingerindo. No recreio, presenciamos muitas discussões bem interessantes sobre este assunto! Alguns até começam a sugerir à família algumas mudanças alimentares em relação aos alimentos industrializados que consomem. Quando se deparam com o símbolo de transgênico e pesquisam sobre o assunto... a polêmica se espalha pela sala!

Este processo é um pedacinho do nosso projeto Nutrição, que é tão rico! Sempre recheado de discussões, aprendizagens e reflexões, são nossas aulas favoritas! Afinal agora, mais do que em nenhum outro momento da história da humanidade, precisamos pensar e discutir como estamos nos alimentando.

No 9º ano, os alunos estudam sobre os componentes que constam nas bulas dos remédios e também nos rótulos dos alimentos. E perguntamos: Quantas bulas de remédio você leu esta semana?

Se não precisa tomar remédios, parabéns! Você goza de boa saúde e ainda economiza dinheiro com isso. Mas, se por algum motivo você precisa tomar um remédio diariamente, seria muito interessante conhecer o que você está usando... Os rótulos das embalagens, bulas de remédios, manuais dos carros, manuais de instalação de equipamentos, embora "chatos" de serem lidos, são muito importantes!

Vejam, por exemplo, o rótulo das garrafas de água mineral. Embora seja "apenas" água, o rótulo nos mostra que outras substâncias químicas estão presentes nela.
Fundamentalmente, a água mineral recebe esse nome por causa dos sais minerais que ela contém. Ainda que numa variedade muito grande, seus componentes não são suficientes para dar um gosto salgado a ela...

Neste trimestre, fizemos uma atividade em que os alunos puderam identificar quais são os principais sais minerais presentes na água e suas fórmulas químicas. Por acaso, você sabia que a água mineral que bebemos, seja ela de qual marca for, tem aspectos de condutividade elétrica, índice de acidez e até radioatividade? Pois é, está tudo no rótulo!

E é assim, revisitando os temas nos diferentes segmentos da escolaridade, que os alunos vão ampliando seus conhecimentos sobre temas da vida, de seu dia a dia, e vão dando sentido ao aprendizado.

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