quarta-feira, 29 de março de 2017

NOSSA BIBLIOTECA É SUA BIBLIOTECA

Por Theodora M. Mendes de Almeida – Tica

A Biblioteca da nossa escola leva o nome de minha mãe “Patrícia Helena Mendes de Almeida”, fundadora de nossa escola e também a maior leitora que já conheci.

Ela tinha uma estratégia muito particular de nos estimular a ler, a mim, aos meus irmãos, aos seus alunos e a qualquer pessoa que estivesse ao seu lado. Ela começava assim: “Estou lendo um livro maravilhoso, que conta sobre... tenho certeza que você vai adorar ler também...” E assim ela ia espalhando seu amor pelos livros. 

Aqui na escola a biblioteca é um ponto central de encontro, todos podem estar ali para ler, pesquisar, ou simplesmente estar com os colegas em meio aos livros.


Quanto melhor uma criança lê, mais ela gosta de ler; quanto mais hábil na leitura, mais autonomia tem para buscar os livros como fonte de conhecimento e prazer.”  disse o editor da Companhia das Letrinhas, numa publicação intitulada Caderno de Leituras. Concordo plenamente.


No mesmo material: “A escola tem a tarefa institucional de garantir que os estudantes se tornem usuários efetivamente hábeis do sistema de representação escrita, pois saber ler e escrever é condição indispensável ao exercício pleno da cidadania. E, juntamente com ensinar a ler para aprender, é preciso também ensinar a ler por ler.”


Muitas são as estratégias que utilizamos para incentivar nossos alunos: as rodas de história, momento muito esperado na Educação Infantil, as leituras compartilhadas no Fund. I, hora de ouvir a professora como modelo de leitor e de compartilhar com os colegas as emoções do texto. Visitar e receber os autores dos livros são também oportunidades de eternizar as memórias, que sempre oferecemos às crianças. Imagine ouvir do próprio João Carlos Marinho como foi que criou o querido livro “O Gênio do Crime”.


A partir do Fund. II, as discussões vão ficando mais complexas sobre o gênero literário, as intenções do autor, as reflexões que provocam determinado trecho, comparamos versões e reconhecemos estilos. Vamos aos poucos identificando as preferências dos alunos e oferecendo mais opções de leitura.

Acreditando ainda que o professor que ensina a ler é, também ele, um leitor, uma pessoa para quem a leitura é intimamente necessária; estamos sempre os incentivando a ler mais, fazendo troca de livros e de indicações. 


A Livromania tem sido, nos últimos anos, momento para celebrarmos juntos o amor pela Literatura, cultivando em cada um – alunos, pais e convidados – boas memórias literárias.

Nossos convidados, autores, ilustradores, contadores de história, nos auxiliam a multiplicar este interesse e a incentivar o hábito de ler por prazer.

Esperamos por todos vocês neste sábado!

Também queremos que mães e pais se sintam curiosos para ler os livros da nossa biblioteca e compartilhar emoções com seus filhos durante todo o ano, nossa Biblioteca é sua Biblioteca.  Tenho certeza que vocês vão adorar... como diria minha mãe.

Um comentário:

  1. Essa memória afetiva já está arraigada nas minhas filhas e espero que cultivem e multipliquem sempre. Estamos ansiosas para a tão esperada LIVROMANIA!
    Obrigada pelo incentivo!!!
    Rosana

    ResponderExcluir