quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Oficina de redação ENEM e vestibulares


Por Gizelia Mendes

Sou professora formada em Letras e com especialização em língua portuguesa e literatura. Sempre fui encantada pelas aulas de redação, mas em minha experiência, sentia que a redação do ENEM  e dos vestibulares ainda amedrontavam grande parte dos alunos e foi pensando em sanar essas dificuldades que nasceu a “Oficina de redação do ENEM e vestibulares”.

A ideia da oficina é desmistificar a tipologia dissertativo-argumentativa e mostrar aos alunos como é feita a correção de tais provas e ajustar a estrutura desse tipo de texto: como introduzir a redação, o que deve conter nessa introdução; como argumentar e montar a tese e como concluir a tese e ainda, no caso do ENEM, como encontrar a solução ideal para a intervenção, de acordo com a tese apresentada.


Há, ainda, um parâmetro das últimas edições da redação do ENEM, uma reflexão sobre os possíveis temas e indicações de livros, filmes, exposições e tudo o mais capaz de aumentar o repertório cultural do aluno. Sabe-se que escrevemos a partir das nossas vivências de mundo, então, é também durante a oficina que o aluno é exposto a novas nuances culturais.

No Colégio Hugo Sarmento, a oficina foi ministrada no segundo semestre deste ano, para os alunos da 3ª série, com o intuito de preparar os alunos para as redações de ENEM e vestibulares a que serão expostos nas próximas semanas.

Informei aos alunos sobre os temas das redações de anos anteriores:
2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil;
2015: A persistência da violência contra a mulher no Brasil;
2014: Publicidade infantil em questão no Brasil;
2013: Lei Seca no Brasil;
2012: Imigração no país;
2011: Viver em rede no século 21 - os limites entre o público e o privado.

Discutimos sobre possíveis temas para este ano:
* Os limites do humor;
* O aumento de jovens com depressão no Brasil;
* Preconceito linguístico;
* Esporte como mecanismo de inclusão de deficientes físicos;
* Discurso de ódio nas redes sociais;
* Arte urbana;
* O conceito da família no século XXI;
* Caminhos para o combate a homofobia no Brasil;
* Desafio da mobilidade urbana nas grandes cidades;
* Aumento da expectativa de vida: Um desafio para o Brasil.

Um dos temas propostos durante as aulas – O desafio da mobilidade urbana nas grandes cidades – foi o tema da redação da Anhembi Morumbi, como constataram dois alunos que participaram da prova no último mês.

No decorrer das aulas e das explicações, foi notório o avanço no desenvolvimento dos alunos e na qualidade de seus textos, além da participação nas rodas de discussão sobre assuntos da atualidade e indicações culturais.

Tenho certeza que os alunos saem do projeto com ampliação das experiências com textos dissertativo-argumentativos, maior desenvoltura na escrita, refinamento vocabular e repertório cultural mais extenso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário