Por
Gizelia Mendes
Sou
professora formada em Letras e com especialização em língua portuguesa e
literatura. Sempre fui encantada pelas aulas de redação, mas em minha
experiência, sentia que a redação do ENEM
e dos vestibulares ainda amedrontavam grande parte dos alunos e foi
pensando em sanar essas dificuldades que nasceu a “Oficina de redação do ENEM e
vestibulares”.
A
ideia da oficina é desmistificar a tipologia dissertativo-argumentativa e
mostrar aos alunos como é feita a correção de tais provas e ajustar a estrutura
desse tipo de texto: como introduzir a redação, o que deve conter nessa
introdução; como argumentar e montar a tese e como concluir a tese e ainda, no
caso do ENEM, como encontrar a solução ideal para a intervenção, de acordo com
a tese apresentada.
Há, ainda, um parâmetro das últimas edições da
redação do ENEM, uma reflexão sobre os possíveis temas e indicações de livros,
filmes, exposições e tudo o mais capaz de aumentar o repertório cultural do
aluno. Sabe-se que escrevemos a partir das nossas vivências de mundo, então, é
também durante a oficina que o aluno é exposto a novas nuances culturais.
No
Colégio Hugo Sarmento, a oficina foi ministrada no segundo semestre deste ano,
para os alunos da 3ª série, com o intuito de preparar os alunos para as
redações de ENEM e vestibulares a que serão expostos nas próximas semanas.
Informei aos alunos sobre os temas das redações de
anos anteriores:
2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa
no Brasil;
2015: A persistência da violência contra a mulher no
Brasil;
2014: Publicidade infantil em questão no Brasil;
2013: Lei Seca no Brasil;
2012: Imigração no país;
2011: Viver em rede no século 21 - os limites entre o
público e o privado.
Discutimos sobre possíveis temas para este ano:
* Os limites do humor;
* O aumento de jovens com depressão no Brasil;
* Preconceito linguístico;
* Esporte como mecanismo de inclusão de deficientes
físicos;
* Discurso de ódio nas redes sociais;
* Arte urbana;
* O conceito da família no século XXI;
* Caminhos para o combate a homofobia no Brasil;
* Desafio da mobilidade urbana nas grandes cidades;
* Aumento da expectativa de vida: Um desafio para o
Brasil.
Um dos temas propostos durante as aulas – O
desafio da mobilidade urbana nas grandes cidades – foi o tema da redação da
Anhembi Morumbi, como constataram dois alunos que participaram da prova no
último mês.
No
decorrer das aulas e das explicações, foi notório o avanço no desenvolvimento
dos alunos e na qualidade de seus textos, além da participação nas rodas de
discussão sobre assuntos da atualidade e indicações culturais.
Tenho certeza que os alunos saem do projeto com ampliação das experiências com textos dissertativo-argumentativos, maior desenvoltura na escrita, refinamento vocabular e repertório cultural mais extenso.
Tenho certeza que os alunos saem do projeto com ampliação das experiências com textos dissertativo-argumentativos, maior desenvoltura na escrita, refinamento vocabular e repertório cultural mais extenso.
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