sexta-feira, 4 de maio de 2018

“Além da minha rua” - literatura africana no ensino fundamental

Por Gabriela Duarte


Estudar os povos africanos, suas culturas, as línguas e toda a herança recebida pelos brasileiros passou a ser conteúdo interdisciplinar nos cursos de História Geral e do Brasil, e, desde 2003, são objeto de estudos também em Língua Portuguesa, Artes e, porque não, em todas as demais disciplinas curriculares da Educação Básica (Lei nº 10.639/2003).

É sempre muito interessante quando trazemos aos alunos essa diversidade de culturas. Aqui no nosso Colégio, sempre procuramos o que há de melhor dos contos de todos os tempos e lugares. No 4º ano, por exemplo, os alunos estudam sobre a África lendo histórias de autores nigerianos, angolanos, entre outros, travando contatos profundos com os povos africanos nas rodas de biblioteca.


África não é mesmo um país, como muitos pensam, e nossos alunos estão por dentro desses conhecimentos. Mesmo assim, quando iniciamos o projeto de leitura no 7º ano, nossos estudantes expuseram várias questões: Como é Angola? Em que lugar da África fica? Vamos ler um livro angolano? Quantas palavras estranhas, como vou entender isso aqui?


A leitura dos contos do livro “Os da minha rua” conseguiu não somente responder a elas, como também trazer outras curiosidades que foram além: “Não significa que eles moram em florestas, agora sei que Angola tem prédios e casas comuns”. Houve ainda outra ponderação belíssima, em que uma aluna disse: “Eu amei o livro, ele abriu meus olhos sobre a África, eu imaginava uma coisa totalmente diferente, pensava numa coisa deserta, um país realmente pobre... depois de ler ‘Os da minha rua’ percebi que era uma grande cidade, com ‘tevês’ coloridas e já imaginava que as pessoas tivessem amigos, mas não tantos como o narrador”. Os comentários revelam a diversidade do continente africano e reafirmam a importância de se estudar sua cultura riquíssima.

As produções textuais sobre o livro emocionaram a todos os que as leram, dentro e fora da escola, pois sempre estudamos o autor angolano Ondjaki, mas, particularmente, ainda não havíamos presenciado tanta sensibilidade para compreender e resenhar uma obra, como o trabalho que foi feito pelos alunos do 7º ano.

Para compartilhar estes encantamentos, criamos um painel, colocado no corredor da escola. O convite está feito a todos que desejarem conhecer o painel “Além da minha rua”, nome dado por nossa querida professora Tânia, que nos possibilitou construir o mural de esboços, retratos, textos de uma visão de Angola, antes e depois de os alunos lerem o livro.


“Ndalu não é extraordinário, ele não mudou o mundo, mas Ondjaki descreve aquelas cenas e você se sente na pele de Ndalu, e o texto retrata coisas que já aconteceram ou vão acontecer com qualquer um”. Após essa magnífica descrição de um aluno, que tal conhecer essa obra? Temos outras obras deste autor na nossa biblioteca. Que tal visitar o Colégio e prestigiar o painel criado pelo sétimo ano? Venha camarada, é bué lindo!

SOBRE O AUTOR DO LIVRO: Romancista, contista e poeta, às vezes. Ondjaki nasceu em Luanda – Angola, quando seu país recém-independente passava por profundas transformações. É nesse cenário que o autor vai construindo suas obras, trazendo ao leitor “o que é Angola”!


Atualmente mora no Brasil, a maior parte do tempo no Rio de Janeiro... Apreciador de nossas obras e de nossa cultura!
Seus livros foram traduzidos para muitas línguas e o público infanto-juvenil tem um carinho especial por estas obras, as quais trazem reflexões críticas, políticas, líricas de modo jovem e acessível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário