quinta-feira, 26 de julho de 2018

Lugar para criar

 Por Theodora M. Mendes de Almeida - Tica

“Não há um lugar determinado para criação. Cada pessoa encontra um canto, um jeito de organizar os materiais e as ideias para o processo criativo. Na arte contemporânea, os artistas usam materiais muito diversos e seus locais de trabalho podem ser nada convencionais. A arte também pode acontecer na rua, e um ateliê pode ser montado em local público.

O ateliê pode expressar um universo particular ou coletivo. Às vezes os artistas se encontram para conversar e criar arte. Muitos artistas criam grupos para discutir ideias e para produzir. Às vezes, a criação de um grupo ocorre intencionalmente, com pessoas convidadas a participar. Em outras, os grupos são formados de maneira espontânea, em círculo de amigos.”

Do livro Arte – Por Toda Parte da Editora FTD

Desde o início, nossa escola respira Arte. Desde quando eu era aluna, as aulas de artes já eram muito intensas e a produção acontecia diariamente, com todos os alunos, de todas as idades, em todos os lugares.

Durante muitos anos, o espaço especialmente destinado para as aulas de Artes foi o ateliê, anexo ao prédio da escola. Agora, por circunstâncias diversas, voltamos a organizar este espaço no centro de nossa escola. 


Eu e o João tivemos a ajuda de uma equipe de colaboradores muito dedicados e trabalhamos muito durante este mês de julho para trazer tudo o que julgamos interessante para compor um “novo” espaço de criação dentro da escola.


Tintas de diversos tipos e cores, papéis variados, colas, pincéis de todos os tamanhos, tecidos, retalhos de madeira, ferramentas, telas, revistas, jornais, lápis de cor, giz de cera, giz pastel, e uma infinidade de materiais inusitados estão aguardando os nossos pequenos e grandes artistas.


Experimentar, manusear, tocar, pintar, cortar, picar, pincelar, quantos verbos pedem o fazer artístico!

Para alimentar as ideias, há duas estantes repletas de livros de Arte de todos os tempos e de muitos artistas selecionados. Organizamos este acervo dentro deste novo espaço para que os alunos e alunas tenham acesso e para enriquecer os momentos de criação e inspiração.

Temos ainda uma coleção de imagens de obras de artistas diversos, impressas ou em arquivo digital, para incentivar a habilidade de leitura de imagens, de signos, de símbolos que compõem a Arte. Isto também ajuda a nutrir os conhecimentos anteriores e amplia a visão de mundo e as experiências de cada um.

Tantos trabalhos incríveis já foram produzidos por aqui nestes 52 anos: pintura, escultura, instalação, técnicas variadas... Seja lá qual for a escolha agora, nossos alunos e alunas estão convidados a trazer sua imaginação criativa e seu entusiasmo para as aulas de Artes com a Tânia e com todos os professores que também estão envolvidos com o uso das linguagens artísticas para ensinar, aprender e se expressar.

Mas, para onde foi a biblioteca? Este é um assunto para um próximo texto...  Até lá!

Um comentário: