quinta-feira, 13 de setembro de 2018

PIC: PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Orientação: Professora Rosana Maria Dell'Agnolo - Ducha


A nossa escola costura o tecido que permeia o ensino e a aprendizagem por meio de Projetos, proposta pedagógica essa que é transversal em todos os segmentos. Muitas vezes, ao chegarmos ao Ensino Médio, as disciplinas de Ciências da Natureza e exatas encontram maior eficiência na aprendizagem significativa dos alunos pela superação de um ensino tradicional fragmentado, encontrando uma alternativa viável no estudo e elaboração de projetos de pesquisa.

Com o objetivo de ampliar e aprofundar o pensamento científico dos alunos, que partem para a vida acadêmica nas universidades, o PIC vem desenvolver habilidades e competências para que os jovens estejam munidos de capacidade de reflexão, de resolução de problemas, de trabalho colaborativo e essencialmente capacitados para usar o método científico nos desafios que surgirão profissionalmente.

O PIC acontece às quintas-feiras em encontro de uma hora iniciando às 13h15. Nossos alunos são divididos em grupos de práticas a serem desenvolvidas, roteiros a serem escritos e conhecimento a ser trocado, de forma colaborativa, em aulas de Ciências da Natureza.  Vencer as dificuldades de aprendizagem dos conceitos essenciais da sabedoria humana constrói rumos qualitativamente mais adequados para que os jovens se estimulem e se interessem em responder às indagações comuns na evolução do pensamento.

A incansável busca de modalidades didáticas para que os alunos ultrapassem as dificuldades de aprendizagem nos conceitos de Ciências da Natureza nos remete às origens de nossa área: é pesquisando que se aprende mais, é ensinando que solidificamos nosso conhecimento e é na cultura do conflito de ideias que se estimulam ações inovadoras.


Algumas indagações docentes em relação a inserir a Iniciação Científica no projeto escolar são pesquisadas há muito na comunidade acadêmica e elas nos trazem respostas quantitativamente positivas:

 - Os alunos que já vivenciaram, mesmo que parcialmente,  iniciação científica, melhoraram em:
  • Comprometimento com os estudos.
  • Desempenho na diversidade das disciplinas por adquirirem hábitos de melhor participação nas atividades. 

Reconhecemos aprendizagem em construção, quando:

Alunos pesquisadores debruçam sobre conceitos científicos que devem ser abordados com o rigor que a ciência necessita, desde o início do curso de Ciências. 

A nossa proposta foi preparar os alunos do Ensino Médio para trabalharem os conteúdos das Ciências Naturais com experimentos no Laboratório, orientando os alunos do Fundamental I. Sendo assim, os jovens se sentem “monitores” de uma aula de ciências, onde o saber de quem estudou será compartilhado com quem principia a jornada desse conhecimento. 

Os dois grupos se potencializam pois o discurso mais comum no grupo PIC é: 

“Aprendo melhor e me organizo melhor quando tenho que ensinar!”


Alunos Protagonistas da sua própria evolução de competências e habilidades

Alguns depoimentos relevantes que traduzem os movimentos gerados na implantação de um ensino colaborativo que prioriza o protagonismo do aluno:

“Senti que fui importante para o aluno se sentir incentivado a fazer perguntas...”

“Nunca pensei que iria gostar tanto de estudar um assunto da escola... mas percebi que saber é bom demais...”

“Usar o grupo das redes sociais que criamos para o PIC agora virou febre para discutirmos os ensaios que estão acontecendo.”

“Parece que mudei de “Status”... de quem era mau aluno para quem está mais "sabido".

Um comentário:

  1. Muito interessante! E que ideia legal proporcionar essa interação via orientação dos alunos do fundamental I por alunos do ensino médio.

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